PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

BH tem previsão de chuva extremamente forte nesta quinta; Defesa Civil reforça alerta para deslizamentos

Siga no

A previsão indica céu encoberto ao longo de todo o dia, com chuva a qualquer hora e possibilidade de pancadas fortes (Valter Campanato/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Belo Horizonte pode registrar até 90 milímetros de chuva nesta quinta-feira (22/1), volume considerado alto e capaz de provocar transtornos na cidade. A previsão indica céu encoberto ao longo de todo o dia, com chuva a qualquer hora e possibilidade de pancadas fortes.

A temperatura mínima registrada foi de 15,7 °C, enquanto a máxima não deve ultrapassar os 20 °C. A umidade do ar segue elevada, em torno de 80% no período da tarde, o que favorece a continuidade das instabilidades.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A chuva já foi intensa durante a madrugada. Entre 23h30 de quarta-feira (21/1) e 5h30 desta quinta-feira, algumas regiões acumulam volumes próximos de 30 milímetros em poucas horas. Os maiores registros foram no Oeste (32,4 mm) e no Barreiro (31,2 mm). Também choveu forte no Noroeste (26,6 mm), Pampulha (25 mm) e Centro-Sul (24,8 mm).

Outras regionais também tiveram acumulados significativos, como Leste (23,2 mm), Hipercentro (21,8 mm), Nordeste (21,6 mm), Norte (19 mm) e Venda Nova (18,4 mm). Para efeito de comparação, a média climatológica de janeiro em Belo Horizonte é de 330,9 milímetros, o que significa que, em poucas horas, algumas áreas já atingiram quase 10% do esperado para todo o mês.

Risco geológico

Com esse cenário, toda a capital está em alerta para risco geológico. As regiões do Barreiro, Venda Nova, Norte, Nordeste, Pampulha, Noroeste, Leste, Oeste e Hipercentro estão em alerta forte, o nível máximo. Já a Centro-Sul está em alerta moderado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Defesa Civil orienta que moradores deixem o imóvel imediatamente ao perceber sinais de risco, como trincas nas paredes, portas e janelas que passam a travar, rachaduras no solo, água escorrendo da base de barrancos, inclinação de postes ou árvores, muros estufados ou estalos e barulhos incomuns no terreno.

Em situações de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil, pelo número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, pelo 193. A orientação é não esperar o agravamento da situação: a prevenção pode salvar vidas.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Proibição de carroças em BH começa a valer nesta quinta

Força-tarefa de autoridades vai fiscalizar represa Várzea das Flores na Grande BH

Justiça autoriza Zema a retomar escolas cívico-militares em Minas

Emprego 2026: veja as 10 profissões que mais crescem em BH

Coletores e Sistemma chegam a acordo, e greve de garis em BH termina após 3 dias de negociações

Mulher tem iPhone arrancado da mão dentro de papelaria no Funcionários e bandidos fogem em moto: ‘absurdamente assustada’

Últimas notícias

Tarifa zero: a catraca some, a conta aparece

Atlético afasta Iseppe após episódio de indisciplina; meia deve deixar o clube

Everson chega a 350 jogos pelo Atlético e alcança marca histórica no Galo

Trump lança ‘Conselho da Paz’ em Davos em meio a críticas e baixa adesão

Cruzeiro vence Grêmio de virada e vai à final da Copinha; saiba possível adversário

Por que Alexsander não está jogando pelo Atlético? Sampaoli responde

Hulk aponta principal ‘culpado’ para início de temporada ruim do Atlético

Sampaoli rebate críticas e nega que Atlético esteja jogando mal em 2026

Victor Hugo cobra reação do Atlético em 2026: ‘a luz vermelha acendeu’