Durante a liberação da alça Heliópolis do Viaduto Waldomiro Lobo, na manhã desta quarta-feira (23/10), o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (PSD), defendeu as ações de sua gestão, rebateu críticas sobre a Lagoa da Pampulha e afirmou que a capital mineira possui “a frota de ônibus mais moderna de todas as capitais do Brasil”.
O evento ocorreu na Avenida Waldomiro Lobo, no bairro Guarani, e contou com a presença de servidores, moradores e equipes da prefeitura.
“Não vou deixar ninguém avacalhar com a cidade”
Em tom firme, o prefeito pediu que os moradores valorizem mais a cidade e evitem vídeos que, segundo ele, passam uma imagem distorcida de Belo Horizonte.
“Claro que essa chuva vai trazer um rato morto. Aí você vai lá, faz um vídeo desse pedaço aqui e fala que a Pampulha tá suja. Ah, pera aí, pô. Respeitem as pessoas que todos os dias acordam pensando em como melhorar a vida do povo de Belo Horizonte”, afirmou.
Damião citou a Lagoa da Pampulha, que, segundo ele, passa por um processo de conservação e deve receber barcos turísticos a partir de dezembro.
“Eu tenho uma lagoa linda, maravilhosa, que tá sendo preparada para receber barcos agora em dezembro. Vamos amar mais nossa cidade. Vamos elogiar mais nossa cidade”, completou.
Frota e subsídio do transporte
Ao abordar o transporte público, o prefeito afirmou que Belo Horizonte tem a melhor frota de ônibus entre as capitais brasileiras, de acordo com dados técnicos da administração municipal.
“Falar que a frota de ônibus de Belo Horizonte é ruim? Nós temos a melhor frota do Brasil, de todas as capitais. Isso não é opinião minha, são números. Nós temos a frota mais moderna do país”, declarou.
Damião reconheceu que ainda há atrasos em algumas linhas, mas reforçou que a prefeitura cobre diariamente o cumprimento dos horários e mantém subsídios elevados para não repassar custos ao trabalhador.
“O prefeito está atento a isso. Nós estamos pagando um recurso muito alto da prefeitura para não colocar a mão no bolso do trabalhador que pega o ônibus todos os dias. É para isso que serve o subsídio”, afirmou.
‘Vamos amar mais Belo Horizonte’
O prefeito também comentou o impacto das obras viárias na rotina da população e destacou que o novo acesso do Viaduto Waldomiro Lobo foi projetado para reduzir o tempo de deslocamento dos trabalhadores.
“Às vezes, 20 minutos não faz diferença para mim ou para você. Mas para uma senhora que acorda às 5h da manhã e chega em casa às 4h da tarde, se eu falar que ela vai chegar 20 minutos mais cedo, ela vai me agradecer. Esse viaduto foi feito para ela”, disse.
Encerrando o discurso, Damião voltou a pedir apoio e orgulho dos moradores pela cidade. “Tem que aceitar a crítica quando ela tiver de acontecer, claro. Mas eu não vou deixar ninguém avacalhar com a cidade. Belo Horizonte é uma cidade linda, moderna e que pensa nas pessoas.”