Ao vivo
Central 98 - 1ª edição Segunda a Sexta - 06h às 08h

O programa leva ao ar uma visão mais otimista do Brasil, sem deixar de lado os fatos importantes para a vida dos ouvintes.

Estudante da UFMG cria teclado ergonômico para evitar tendinite

Siga no

Kael Soares Augusto, estudante de Ciência da Computação da UFMG, desenvolveu um teclado ergonômico para trazer mais conforto à digitação (DCC/Divulgação)

Cansado de sofrer com dores nas mãos por usar muito o computador, Kael Soares Augusto, estudante de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveu um teclado ergonômico para trazer mais conforto à digitação.

Em conversa com a Rede 98, o estudante disse que, há dois anos, teve tendinite por causa do uso excessivo do teclado tradicional para computador. O equipamento criado por ele, apelidado de Kaly42, foi projetado para ser mais ergonômico, portátil e confortável, em alternativa às teclas escalonadas do modelo convencional, com layout QWERTY. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Como meu objetivo é me tornar um programador, eu teria que usar o computador bastante ainda. Por isso, decidi fazer um teclado que resolva de uma vez por todas o problema da tendinite, permitindo que eu possa trabalhar e me divertir no computador sem preocupações”, disse ele.

O estudante conta que o projeto foi bem desafiador, já que precisou aprender muitas coisas no caminho. Kael desenvolveu tudo sozinho durante quatro meses, desde design dos circuitos eletrônicos até o design do mascote que ele fez para o teclado ergonômico, o chamado Kaly.

“O meu teclado foi feito para ser mais ergonômico portátil e customizável. A primeira coisa a se notar é que o teclado possui duas metades, isso permite ao usuário separar as duas mãos bastante, o que abre e corrige a postura dos ombros e do peito. As teclas não estão em linha reta, mas sim acompanham o tamanho de cada um dos dedos para que possam ser alcançadas com conforto e sem mudar a posição do punho”, explicou o aluno.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Kael disse que gostaria de comercializar o teclado, mas, antes disso, ele pensa em alguns aprimoramentos. “Tenho algumas ideias que podem melhorar o teclado, como criar uma case com impressora 3D, teclas hot-swap, bluetooth e outras funcionalidades”, finalizou.

Teclado desenvolvido por Kael (Arquivo pessoal)

Siga no

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Minas tem média de seis acidentes por dia com motoristas inabilitados em 2025

‘Semana S’ da Fecomércio conta com shows e atividades para empresas e trabalhadores no Expominas

Maior Restaurante Popular de BH completa 15 anos com bolo e cardápio comemorativo

Bolão de BH ganha mais de R$ 2 milhões na Lotofácil

Internação involuntária de dependentes químicos é aprovada em comissão da CMBH

Mounjaro já está disponível nas farmácias de BH; veja os preços

Últimas notícias

INSS: 473,9 mil segurados já contestaram descontos indevidos

Cruzeiro pode buscar reforços, mas Jardim destaca força do grupo atual

Gol, vitória e recado: Gabigol fala sobre momento do Cruzeiro

Cruzeiro vira no fim e conquista primeira vitória na Sul-Americana

Luz misteriosa no céu impressiona moradores de diversas regiões de Minas Gerais

STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão e determina perda do mandato

Chiefs x Chargers: NFL confirma novo jogo no Brasil em setembro

Concorra a ingressos: show da ‘The Amy Winehouse Band’ em BH no dia 18 de maio

Maior jequitibá-rosa da Mata Atlântica é encontrada no Vale do Jequitinhonha, em Minas