As famílias que vivem em uma área próxima a Barragem B1-A, da Emicon Mineração, em Brumadinho, na Grande BH, começam a ser retiradas nesta terça-feira. A medida será necessária após a elevação para o nível 2 de emergência da estrutura.
Os moradores que vivem na Zona de Autossalvamento vão deixar o local nos próximos 15 dias, conforme o plano de contingência. Segundo a prefeitura da cidade, as ações serão realizadas por agentes da Defesa Civil Estadual e Nacional, junto com funcionários do Executivo Municipal.
Os moradores serão levados para moradias temporárias. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social iniciou nessa segunda-feira o cadastro das famílias que receberão apoio social.
O nível de emergência da barragem foi alterado na última semana. Segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), foram encontradas condições de estabilidade marginal na estrutura da barragem, mas estudos conduzidos por auditores e projetistas indicam que os resultados obtidos não podem ser considerados conclusivos, devido a insuficiência nas investigações geotécnicas.
Será contratada uma empresa independente para nova análise, e a elevação do nível de emergência de Nível 1 para Nível 2 foi adotada como “medida preventiva” para resguardar a vida das pessoas que ocupam a Zona de Autossalvamento.