O Governo de Minas entregou, nesta segunda-feira (7/4), em Betim, 48 novos ônibus para as linhas metropolitanas. A expectativa do poder público é de que a renovação da frota beneficie cerca de 63 mil passageiros que utilizam o transporte diariamente.
Em entrevista coletiva, o vice-governador Mateus Simões (Novo), comentou sobre a entrega dos veículos: “Foram 600 ônibus adquiridos com recursos do Governo do Estado para garantir viagens mais seguras, mais rápidas e mais eficientes em toda a região”, afirmou.
Ainda segundo Simões, o Governo de Minas está conversando com as prefeituras de Betim, Contagem e Belo Horizonte para implementar o “corredor Amazonas” para veículos do Sistema Move. O vice-governador comentou que a medida poderia reduzir em 40 minutos o deslocamento diário dos cidadãos que transitam entre a capital e os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Mateus Simões também aproveitou para falar sobre o projeto de ampliação do metrô de BH: “Temos um projeto de expansão da linha 1 para chegar no Viaduto Beatriz, em Contagem. Pode parecer que isso não muda a situação de Betim, mas isso retira do corredor da Avenida Amazonas mais 150 mil passageiros por dia. Isso muda completamente a circulação de ônibus para Betim”, disse o vice-governador.
Segundo dados do Governo Estadual, R$ 382 milhões estão sendo investidos para a renovação da frota de ônibus. A expectativa do poder público é de que até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade, reduzindo a idade média dos ônibus de 11 para 6 anos.
A entrega realizada em Betim nesta segunda-feira faz parte do acordo firmado entre o Governo de Minas, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em setembro do ano passado. A parceria ainda conta com a intermediação da Seinfra, da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).