O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, anunciou oficialmente nesta quinta-feira (11/12) um pacote de medidas para o transporte público da capital. As novidades incluem a operação de ônibus durante a madrugada e a gratuidade da tarifa aos domingos e feriados. Durante a coletiva, o chefe do Executivo também abordou o déficit na saúde pública e negou o fechamento de uma tradicional escola no Centro.
‘Madrugão’ e nova linha 10
A partir desta sexta-feira (12/12), aniversário de Belo Horizonte, começa a operar o “Madrugão”. Serão 128 linhas circulando durante a madrugada. O destaque é a criação da Linha 10, que fará a integração entre a região central e os polos de bares e restaurantes, passando pela pista do MOVE nas avenidas Paraná e Santos Dumont.
“A linha 10 vai passar pela região central, pela região de bares e restaurantes da cidade. (…) Rodaremos toda a madrugada até às 4h da manhã e depois começam as outras linhas normalmente. Então, esse ‘madrugão’ vem para poder ajudar as pessoas que trabalham em bares e restaurantes, aquele que quer sair para curtir a noite na cidade e não conseguia voltar para casa”, afirmou Damião.
O prefeito ressaltou que a medida vale apenas para o transporte municipal e não contempla moradores de cidades vizinhas atendidos por linhas metropolitanas.
Catraca Livre aos domingos
A partir deste domingo (14/12), entra em vigor o projeto “Catraca Livre”. Passageiros poderão utilizar os ônibus municipais gratuitamente aos domingos e feriados. O acesso será liberado mediante o uso do cartão BHBUS (sem desconto de créditos) ou pelo motorista, para quem não possui o cartão.
O custo estimado é de R$ 40 milhões iniciais. Segundo o prefeito, o financiamento virá da devolução de recursos da Câmara Municipal para a Prefeitura.
“Não existe chance nenhuma de fazer qualquer coisa, de implementar situações positivas como essas, sem parceria com a Câmara. (…) A devolução que a Câmara faz para a Prefeitura já é mais do que suficiente para bancar o Catraca Livre”, explicou.
Damião garantiu que a gratuidade não influenciará no reajuste anual da tarifa, que ocorre por contrato em dezembro com base na inflação e custos operacionais.
MADRUGÃO | O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, anunciou oficialmente nesta quinta-feira (11/12) um pacote de medidas para o transporte público da capital. As novidades incluem a operação de ônibus durante a madrugada e a gratuidade da tarifa aos domingos e feriados.
— Rede 98 (@Rede98Oficial) December 11, 2025
📸… pic.twitter.com/FwVmxpyCTv
Saúde estrangulada e cobrança política
O prefeito aproveitou a oportunidade para cobrar mais investimentos dos governos Estadual e Federal. Damião afirmou que levará as demandas ao presidente Lula e ao governador Romeu Zema. Segundo ele, o município investe 23% do orçamento em saúde, acima dos 15% constitucionais, cobrindo um déficit de cerca de R$ 500 milhões anuais.
“A saúde de Belo Horizonte está estrangulada, porque o governo do estado faz só o que tem que fazer, o governo federal faz só o que tem que fazer (…) Belo Horizonte não atende só belo-horizontino. Belo Horizonte atende o estado inteiro. Então, nós precisamos na saúde de recursos”, declarou.
Educação e Pampulha
Sobre o Centro de Educação Infantil (Ciem) Imaculada Conceição, Damião negou rumores de fechamento. Ele classificou a mudança como uma ampliação e transferência para aproximar as vagas das residências dos alunos, seguindo diretrizes federais.
O prefeito também comentou sobre o projeto de um barco turístico na Lagoa da Pampulha, afirmando ser uma iniciativa municipal concebida em maio, em parceria com a Marinha, sem relação com o governo estadual.
Trânsito no Mineirão
Questionado sobre o trânsito em dias de jogos, Damião citou a operação realizada na partida recente com 60 mil pessoas no Mineirão. Ele destacou a atuação manual de agentes da Guarda Municipal e BHTrans nos semáforos para dar fluidez ao tráfego, reduzindo o tempo de deslocamento.
