Nova via de acesso entre a MG-030 e o Vila da Serra divide moradores de Nova Lima

Siga no

DER / Divulgação

Compartilhar matéria

A Prefeitura de Nova Lima intensificou, nos últimos meses, a execução das obras da Via de Integração Metropolitana que pretende ligar a rodovia MG-030 ao Jardim da Torre. A ordem de serviço foi assinada em agosto do ano passado e divide opiniões entre os moradores do município. A divisão, inclusive, foi parar em uma ação no Ministério Público pedindo a suspensão da construção.

O projeto prevê a construção de um acesso alternativo à rodovia MG-030, principal passagem de ligação entre BH e Nova Lima. Haverá uma pista dupla, com dois trevos, próximo ao condomínio Ville de Montagne, que dará acesso ao Vila da Serra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O presidente da associação dos moradores do condomínio Ville Montagne, Alessandro Oliveira, afirma que o empreendimento é favorável à obra e às melhorias no trânsito. No entanto, alguns condôminos apresentaram uma lista de extensa de reclamações, o que os motivaram, de forma independente, a mover uma ação popular contra a construção.

“A nossa principal preocupação é o impacto na qualidade de vida, do meio ambiente que a gente tem aqui. A construção do viaduto já afetou o nosso residencial. Tivemos várias conversas com a prefeitura que se comprometeu a tomar medidas necessárias para recompor esse prejuízo. A gente tem um prejuízo visual, um prejuízo ambiental, ruídos, […] (a via) não é uma solução completa. Provavelmente vai levar um trânsito para aquela região. Mas a gente entende que faz parte de um componente, é um sistema viário que tem aqui na região”, afirmou Alessandro.

Os moradores da região central de Nova Lima veem mais benefícios do que problemas na obra. O principal é permitir que a MG-030, com registro diários de congestionamentos, tenha um tráfego menos caótico.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Christofer Sanchéz, taxista novalimense, disse que a obra é bem-vinda, mas que não pode ser a única solução:

“Nessa questão de ser benéfico, eu acho que toda obra que que tenta viabilizar o o acesso realmente é benéfico, mas não acho que vai ser a solução. Eu acho que tem que ser um trabalho ali bem mais complexo, algo mais bem pensado, porém, tudo que vier aí para poder pelo menos ajudar paliativamente nesse processo, é benéfico sim” avaliou Christofer.

Nilton Gregório de Oliveira, que é aposentado, relatou que convive há anos com os congestionamentos na MG-030. Ele entende que a nova via vai trazer benefícios aos moradores de Nova Lima, porém é necessária uma atenção especial ao Vila da Serra:

“Eu creio que vai beneficiar sim, se eles fizerem uma coisa boa ali. Só acho que lá também no na Vila da Serra eles tem que fazer alguma coisa ali também para que aquele trânsito ali também não fica tão agarrado”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Nova Lima para entender melhor sobre o cronograma de obras e ainda aguarda retorno. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais também foi contactado sobre o andamento da ação popular movida por alguns dos moradores do Ville Montagne, também sem resposta até o momento desta publicação.

Compartilhar matéria

Siga no

Rafael Mendonça

Jornalista formado pela Universidade Federal de São João del-Rei. Produtor de Jornalismo na Rádio 98 e atua desde os 17 anos na produção, edição e apresentação em rádio. Passagens por Rádio Universitária e Cultura (Lavras), Rádio São João Del-Rei, Rádio da Massa e Rádio Transamérica.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Tarifa Zero em BH: projeto pode ser votado nesta sexta-feira na Câmara Municipal

Prefeitura sanciona lei que torna BH a ‘capital do bitcoin’

Bombeiros combatem incêndio na Mata da Baleia, em BH, pelo terceiro dia consecutivo

Prefeitura de BH vai fornecer sensor de glicose grátis para diabetes tipo 1

Secretaria de Saúde diz que não há registros de intoxicação por metanol em Belo Horizonte

MPF dá 15 dias para prefeitura apresentar plano de recuperação da Lagoa da Pampulha

Últimas notícias

Torcida do Cruzeiro dá show no Maracanã e impressiona até flamenguistas

Bahia registra primeira morte por suspeita de intoxicação por metanol

Crime hediondo, antídoto importado e o fosso da fiscalização

Matheus Henrique valoriza atuação do Cruzeiro, mas lamenta empate ‘no detalhe’ com Flamengo

Romero destaca atuação do Cruzeiro em meio a ‘clima de final’ contra o Flamengo 

Suspensões tiram quatro titulares do Cruzeiro para partida contra o Sport

MPF questiona mineração de lítio no Jequitinhonha

Público de Flamengo x Cruzeiro no Maracanã é o maior do futebol brasileiro em mais de uma década

Cássio vê Cruzeiro vivo na briga pelo título e afirma: ‘merecemos respeito’