A Prefeitura de Nova Lima intensificou, nos últimos meses, a execução das obras da Via de Integração Metropolitana que pretende ligar a rodovia MG-030 ao Jardim da Torre. A ordem de serviço foi assinada em agosto do ano passado e divide opiniões entre os moradores do município. A divisão, inclusive, foi parar em uma ação no Ministério Público pedindo a suspensão da construção.
O projeto prevê a construção de um acesso alternativo à rodovia MG-030, principal passagem de ligação entre BH e Nova Lima. Haverá uma pista dupla, com dois trevos, próximo ao condomínio Ville de Montagne, que dará acesso ao Vila da Serra.
O presidente da associação dos moradores do condomínio Ville Montagne, Alessandro Oliveira, afirma que o empreendimento é favorável à obra e às melhorias no trânsito. No entanto, alguns condôminos apresentaram uma lista de extensa de reclamações, o que os motivaram, de forma independente, a mover uma ação popular contra a construção.
“A nossa principal preocupação é o impacto na qualidade de vida, do meio ambiente que a gente tem aqui. A construção do viaduto já afetou o nosso residencial. Tivemos várias conversas com a prefeitura que se comprometeu a tomar medidas necessárias para recompor esse prejuízo. A gente tem um prejuízo visual, um prejuízo ambiental, ruídos, […] (a via) não é uma solução completa. Provavelmente vai levar um trânsito para aquela região. Mas a gente entende que faz parte de um componente, é um sistema viário que tem aqui na região”, afirmou Alessandro.
Os moradores da região central de Nova Lima veem mais benefícios do que problemas na obra. O principal é permitir que a MG-030, com registro diários de congestionamentos, tenha um tráfego menos caótico.
Christofer Sanchéz, taxista novalimense, disse que a obra é bem-vinda, mas que não pode ser a única solução:
“Nessa questão de ser benéfico, eu acho que toda obra que que tenta viabilizar o o acesso realmente é benéfico, mas não acho que vai ser a solução. Eu acho que tem que ser um trabalho ali bem mais complexo, algo mais bem pensado, porém, tudo que vier aí para poder pelo menos ajudar paliativamente nesse processo, é benéfico sim” avaliou Christofer.
Nilton Gregório de Oliveira, que é aposentado, relatou que convive há anos com os congestionamentos na MG-030. Ele entende que a nova via vai trazer benefícios aos moradores de Nova Lima, porém é necessária uma atenção especial ao Vila da Serra:
“Eu creio que vai beneficiar sim, se eles fizerem uma coisa boa ali. Só acho que lá também no na Vila da Serra eles tem que fazer alguma coisa ali também para que aquele trânsito ali também não fica tão agarrado”.
Nossa reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Nova Lima para entender melhor sobre o cronograma de obras e ainda aguarda retorno. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais também foi contactado sobre o andamento da ação popular movida por alguns dos moradores do Ville Montagne, também sem resposta até o momento desta publicação.