Policial ajuda cachorro em crise e vídeo viraliza; especialista explica o que fazer

Siga no

Um policial militar de folga salvou a vida de um cachorro que sofreu um mal súbito nessa quarta-feira (Arquivo pessoal/Sargento Daniel Coutinho)

Compartilhar matéria

Vídeo que viraliza nas redes sociais mostra um cachorro caído ao chão e se debatendo em uma praça de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nessa quarta-feira (22/10). Um policial militar de folga então surge tentando reanimar o animal. Após alguns instantes, o cão se levanta e volta a andar.

O caso ocorreu em um espaço revitalizado pela comunidade no bairro Maracanã. Em conversa com a Rede 98, o sargento Daniel Coutinho conta que o cachorro estava no local quando começou a passar mal.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O militar então teve o ímpeto de ajudar o cachorro com as técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP) que aprendeu durante o treinamento da corporação. “Imaginei que, se eu fizesse a massagem cardíaca no cachorro da mesma forma que em uma criança, talvez desse certo”, explicou.

Instantes após a massagem, o animal voltou a se mover e se recuperou. O cachorro, que é de rua, deixou o local em seguida. “Eu tenho 19 anos de Polícia Militar e já passei por muita coisa, até parto eu já ajudei a fazer. Mas uma situação inusitada como essa, eu nunca tinha visto. Deus é perfeito”, afirmou o PM.

Saiba o que fazer

A veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da faculdade Estácio BH, Denise Terenzi, explica que é necessário conhecer o histórico do animal e examiná-lo para determinar exatamente o que ocorreu. No entanto, diz que a forma como o cão se debate no chão não é característica de problemas relacionados a ataques cardíacos, mas de uma crise convulsiva.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A minha avaliação é apenas uma opinião, já que não conheço o animal, não o examinei e não sei o seu histórico clínico. Mas, pelo que é possível observar, eu diria que se trata de uma crise convulsiva, que provavelmente passaria de forma espontânea, com ou sem massagem cardíaca”, comenta a especialista, em conversa com a Rede 98.

Segundo a veterinária, crises cardíacas em animais não se manifestam como no vídeo. Ainda assim, Denise reforça que qualquer suspeita de mal-estar grave deve motivar a busca por atendimento veterinário imediato.

“Seja uma crise convulsiva, respiratória ou cardíaca, que costuma se manifestar com língua arroxeada e dificuldade para respirar, o adequado é levar o animal o mais rápido possível a um serviço de urgência veterinária”, ressaltou.

A especialista reforça que não é possível fazer um diagnóstico correto apenas com base em vídeos ou observações rápidas. Enquanto o atendimento não chega, a recomendação é colocar o animal em uma posição segura e confortável, afastando objetos que possam machucá-lo, e aguardar a melhora.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Damião sobe o tom contra quem critica BH: ‘Não vou deixar ninguém avacalhar com a cidade’

BH tem ‘buzinaço’ em protesto contra mudanças na CNH propostas pelo governo federal

Santa Casa de BH inaugura primeiro Centro de Autismo 100% SUS da capital mineira

Homem que arremessou tijolo do Túnel da Lagoinha tem prisão convertida em preventiva

98News no Minas Trend: bastidores, tendências e negócios que movem a moda mineira

Lô Borges, ícone do Clube da Esquina, está internado em BH

Últimas notícias

Sinisterra treina integralmente no Cruzeiro e pode retornar contra o Palmeiras

Inter Miami anuncia renovação com Messi até 2028

Locais de prova do Enem 2025 são divulgados; saiba como consultar

Trend Connection 2025: Sebrae promove evento sobre empreendedorismo e inovação no mundo da moda em BH

Lateral do América inicia processo de transição para a preparação física; Saiba mais

Cemig fecha patrocínio com o Montes Claros Vôlei, clube mineiro que visa elite nacional

Três Corações celebra os 85 anos de Pelé com programação especial

De fatiador de salame à inteligência artificial: a reinvenção da IBM

Indústria de eventos cresce 6,8% ao ano e já movimenta R$ 400 bilhões no Brasil