A orla da Lagoa da Pampulha, um dos pontos turísticos mais visitados de Belo Horizonte, passou a ter policiamento reforçado nas últimas semanas após o aumento na ocorrência de roubos e furtos na região. Moradores do entorno da lagoa e aqueles que têm o costume de caminhar pela orla têm convivido com a sensação de insegurança.
Vídeo enviado à reportagem da 98 mostra o momento em que um rapaz corre pela Alameda das Cariotas, nos arredores da Lagoa da Pampulha, após roubar uma correntinha de ouro no dia 30 de janeiro.
Ao avistar a chegada de uma viatura da Guarda Municipal, ele joga o objeto longe, mas acaba sendo rendido pelos agentes. A correntinha em questão foi parar no quintal de Mary Fernandes, moradora e vice-presidente da Pró-Pampulha, a associação de moradores da região.
“Nos últimos tempos nós temos visto um aumento significativo nas ocorrências de roubo e de quebra de carros. Na orla da Lagoa, que é o local que a gente caminha, e muitos turistas também, está ficando complicada a situação de roubo de correntinhas e celulares”, disse ela à 98.
Matuzail Martins da Cruz, diretor de segurança da associação, disse que, além do furto de celulares e correntes, alguns dos criminosos rondam a região observando as casas e levando medo aos moradores.
“A gente tem observado que alguns moradores têm ficado intranquilos face à alguns delinquentes que têm, hoje, agido em nossa região. A Polícia Militar e a Guarda Civil têm tomado várias ações no sentido de coibir esses crimes, porém não tem sido suficiente”, disse ele.
O que dizem as forças de segurança?
Em contato com a 98, a Guarda Municipal informou que, nos últimos 30 dias, foram registradas na região três ocorrências de roubo e duas de furto nas proximidades da Lagoa da Pampulha. Duas pessoas suspeitas foram detidas. O órgão disse que tem reforçado a segurança na região para coibir a ação desses criminosos.
“Recentemente, a Guarda Municipal tem intensificado o patrulhamento no entorno da Lagoa da Pampulha, com guardas municipais em bicicletas e motocicletas, cobrindo toda a extensão da lagoa e as ruas adjacentes, no período das 07h às 19h. Além disso, viaturas realizam patrulhamentos contínuos, 24 horas por dia, na região”, informou.
A Polícia Militar também disse estar atenta às ocorrências de furtos e roubos na orla da Lagoa da Pampulha neste início de 2025. A corporação, por meio do 34º Batalhão, disse que “vem adotando estratégias específicas para prevenir os crimes contra o patrimônio na região, além dos esforços ordinários de policiamento”.
“Ressalta-se também a realização de visitas tranquilizadoras com a finalidade de orientar o comércio e população local com dicas para prevenção criminal e segurança como um todo. A implementação de tais medidas visa prevenir crimes e garantir a tranquilidade da comunidade com o aumento da sensação de segurança, mas também realizar a repressão qualificada de indivíduos em conflito com a lei”, disse a corporação.