Educação digital de graça na UFMG; praz para inscrição termina nesta sexta-feira (18/7)

Siga no

Inscrições vão até esta sexta-feira (Foca Lisboa/UFMG/Divulgação)

Compartilhar matéria

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Diretoria de Educação à Distância e Educação Digital (DEDD), vai ofertar quatro cursos de extensão gratuitos voltados à educação digital entre agosto e setembro deste ano. As inscrições já estão abertas e vão até às 17h desta sexta-feira (18/7).

De acordo com o edital da DEDD, serão 200 vagas nos cursos de Letramento Digital, Fundamentos da Educação Digital, Inteligência Artificial no Ensino e Cidadania Digital, totalizando 800 possíveis inscrições. As aulas terão carga de 30 horas e vão ser ministradas online, sem tutoria, entre 11 de agosto e 14 de setembro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conforme a UFMG, os cursos são destinados a quaisquer interessados pelos temas abordados, independentemente de vínculo com a Universidade.

Como me inscrever?

Os candidatos devem se inscrever pelo formulário disponível na página do processo seletivo e escolher apenas uma opção de curso, que não poderá ser alterada. Após concluída a inscrição, será exibido o comprovante na tela, que deve ser impresso ou salvo digitalmente pelo inscrito.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A seleção dos candidatos ocorrerá por ordem de inscrição. A lista de selecionados será divulgada em 30 de julho, no site da DEDD, após a publicação de um resultado preliminar que poderá ser contestado por recurso.

Sobre os cursos

Ofertados pela primeira vez, os cursos de extensão em educação digital apresentarão conceitos básicos sobre os temas abordados e aliarão lições teóricas a atividades práticas e recursos interativos para facilitar a compreensão e estimular reflexões críticas acerca do conteúdo apresentado. Não é necessário ter conhecimentos prévios sobre os temas abordados pelas formações.

Os concluintes que obtiverem o aproveitamento e a frequência definidos por curso receberão certificado, que será disponibilizado digitalmente a partir de 30 dias após a data de encerramento das atividades.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre os temas

Inteligência artificial no ensino: ferramentas e estratégias para professores abordará os principais conceitos, aplicações e reflexões sobre o uso da IA no contexto educacional.

Fundamentos da educação digital, por sua vez, visa à capacitação de professores e alunos no domínio de habilidades necessárias para explorar, ao máximo, o potencial das ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem.

Letramento digital abordará os conceitos de letramento e letramentos múltiplos, com foco nos ambientes digitais. Essa temática tem o intuito de apoiar professores e estudantes de todas as áreas da educação, desde a educação infantil até o ensino superior, a navegar, interagir e ensinar no mundo digital com confiança. A formação também tem o objetivo de auxiliar os docentes a instruírem seus alunos a se tornarem cidadãos digitais conscientes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desenvolvimento de comportamentos responsáveis e éticos no ambiente digital é focado na compreensão e aplicação dos princípios da cidadania digital, visando à promoção de um ambiente mais seguro, inclusivo e democrático.

Leia o edital completo aqui.

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagem vencedora do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Trump é diagnosticado com doença que afeta fluxo sanguíneo

Pão de queijo e mais um tanto! 7 produtos mineiros que são sucesso no Brasil e o mundo em 2025

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

‘Nome aos bois’; Damião promete expor empresas que não entregam obras em BH

Câmera do beijo flagra suposta traição em show do Coldplay e momento viraliza na internet

PBH firma contrato de R$ 159 mi com a Caixa para obras de macrodrenagem em Venda Nova e região Norte

Últimas notícias

Concorra a um par de ingressos: Cruzeiro x Juventude, no Mineirão, no próximo domingo

STF decide: PIS e Cofins entram no cálculo da contribuição sobre a receita bruta

Pastel de camarão com catupiry: Tem novidade deliciosa na Pastelaria Marília de Dirceu

Sem álcool e mais regionais: pesquisa revela tendências do mercado de coquetéis no Brasil

Brasil tem 241 barragens fora do padrão de segurança

A técnica MAIS para um feedback que funciona

Silêncio também fala — e às vezes mais alto

Confiança: O ativo mais valioso no futuro do trabalho

Minas Gerais avança na alfabetização de crianças e sobe da 7ª para a 3ª posição nacional