A vacinação contra a dengue vai passar por mudanças a partir desta segunda-feira em Belo Horizonte. A primeira dose do imunizante Qdenga será aplicada, exclusivamente, no público entre 10 e 14 anos. A estratégia atende recomendação do Ministério da Saúde.
O esquema vacinal contra a doença é composto por duas doses, que são aplicadas com intervalo de três meses. Segundo a Prefeitura, todo o público de 6 a 9 anos que já recebeu a primeira dose poderá receber a segunda e completar o esquema vacinal.
A vacina contra a dengue está disponível nos 153 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de vacinação devem ser conferidos no portal da PBH.
A orientação para quem teve diagnóstico recente de dengue é aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar a vacinação. Caso a pessoa tenha dengue após tomar a primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja administrada em um período inferior a 30 dias do início da doença.
