PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Vamos começar a ter velocidade, conforto e segurança no metrô’, garante vice-governador

Siga no

Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), vistoriou o canteiro de obras da Linha 2 do metrô nesta quinta-feira (MetrôBH/Divulgação)

Compartilhar matéria

A concessão do metrô de Belo Horizonte para a iniciativa privada completou dois anos e, de lá para cá, o sistema vem passando por obras de revitalização e ampliação. Vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), vistoriou o canteiro de obras da Linha 2 nesta quinta-feira (20/3) e garantiu que o serviço prestado vai melhorar com a aquisição de 24 novos trens, que devem entrar em operação no primeiro semestre de 2026.

“As estações estão ficando prontas para a chegada dos novos trens e, com isso, vamos começar a ter velocidade, conforto e segurança diferentes das que nós temos hoje e isso é motivo de tranquilidade para a gente”, disse Simões em conversa com a imprensa durante a vistoria.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para receber os novos trens, as 19 estações de metrô estão passando por uma remodelação. Até o momento, nove estações já foram revitalizadas. Essas obras, porém, acabam aumentando o tempo de intervalo entre as viagens, mas Mateus Simões disse que esse processo está avançando.

“Um dos motivos de a gente estar comemorando que a gente já conseguiu entregar as nove remodelagens é exatamente porque vamos conseguir diminuir a pressão sobre a paralisação dos trilhos. A parte de paralisação de trilhos depende, ainda, da modernização do sistema de sinalização que é essencial para a chegada dos novos trens. O que a gente tem pedido para a empresa é para tentar fazer isso o mais rápido possível para que a gente diminua o tempo dessas paradas ao longo do ano”, explicou ele.

Segundo o Governo de Minas, as obras da via permanente do metrô, entre Eldorado e Novo Eldorado, estão em fase de conclusão. A expectativa é que a nova estação entre em funcionamento nos primeiros meses de 2026.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já o novo traçado, que ligará a atual Linha 1 ao Barreiro, deve entrar em operação em 2028. Ela terá 10,5 quilômetros e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

O investimento público total no projeto de revitalização do metrô e criação da Linha 2 é de R$ 3,7 bilhões, valor que foi viabilizado pelo Governo de Minas em parceria com o Governo Federal, somado aos recursos da iniciativa privada.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Damião sanciona lei que cria incentivo fiscal para revitalizar áreas degradadas em BH

Incêndio atinge galpão de eletrodomésticos em Contagem após explosão

Frente fria mantém manhã fria em BH neste sábado (27); veja a previsão do tempo

Restaurante em BH recebe doações para vítimas dos terremotos na Venezuela

BH tem alerta de baixa temperatura até terça-feira; veja recomendações da Defesa Civil

Restaurante Popular de Venda Nova celebra 18 anos com almoço especial e bolo nesta sexta

Últimas notícias

STF forma maioria para liberar parte dos penduricalhos de juízes e promotores

Flávio reforça busca por vice mulher e tenta virar página após atrito com Michelle

Número de mortos por terremotos na Venezuela ultrapassa 1,4 mil

CBF decide não levar Raphinha para Brasil x Japão; entenda

Vai ter aula nas escolas estaduais no dia do jogo do Brasil? Veja como ficam os serviços em MG na segunda

Nova espécie de planta é descoberta na Serra do Espinhaço e reforça importância da conservação em MG

Álvaro Damião veta lei que criava multa de R$ 1,5 mil para usuários de drogas em BH

Flávio Bolsonaro vai ao STF contra Janones por xingamentos no Instagram

Ministério da Saúde mobiliza hospitais e amplia cirurgias do SUS em Minas Gerais