PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vendaval que atingiu São Paulo pode chegar a BH? Meteorologistas explicam

Siga no

O vendaval registrado em São Paulo e outras partes do país foi provocado pela formação e atuação de um ciclone extratropical (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Apesar dos ventos intensos registrados em São Paulo nos últimos dias, Belo Horizonte não deve enfrentar um vendaval com a mesma intensidade. A avaliação é de dois meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes e Lizandro Gemiacki, que explicam as diferenças entre os fenômenos e o cenário climático previsto para Minas Gerais.

Segundo Anete Fernandes, as rajadas registradas em grande parte do país foram provocadas pela formação e atuação de um ciclone extratropical nas imediações do litoral. “Esse sistema provocou tempo severo, com muita chuva, granizo e ventos intensos em todos os estados da Região Sul. Mesmo se afastando da costa, ele acelerou os ventos também em São Paulo, no Sul de Minas, no Campo das Vertentes e na Zona da Mata”, afirmou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A meteorologista reforça que Belo Horizonte sentiu apenas efeitos indiretos. “Como estamos muito longe da costa e o ciclone já se afastava do litoral no próprio dia 10, não tivemos impacto direto. O que ocorreu foi a rápida passagem de uma frente fria, que provocou chuva e um pouco de vento, mas sem influência direta do ciclone”, explicou.

Lizandro Gemiacki, também do Inmet, destaca que o ciclone responsável pelos ventos fortes já se afastou e não representa mais risco. “Os ventos diminuíram de intensidade e a tendência é que, a partir de sábado à tarde, tenhamos muita condição de chuva. Podem ocorrer rajadas de vento, mas muito relacionadas às pancadas de chuva, sobretudo no fim da tarde e à noite, que podem ser intensas e até acompanhadas de granizo”, disse.

Previsão para os próximos dias

Ambos os meteorologistas reforçam que o cenário em Minas Gerais para os próximos dias será dominado pela instabilidade típica desta época do ano. Anete Fernandes explica que, com a primavera chegando ao fim e com temperaturas mais elevadas, as pancadas de chuva são frequentes e vêm acompanhadas de raios e, eventualmente, granizo. “Podemos ter rajadas momentâneas de vento devido aos temporais, mas não aquele vento contínuo que foi observado em São Paulo”, destacou. “O vendaval em São Paulo durou várias horas, enquanto a rajada é momentânea.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A chuva prevista para o fim de semana e início da próxima semana no estado não tem relação com o ciclone, mas com outro sistema atmosférico. “Ela está associada a um centro de baixa pressão que se formou na altura do Paraná e deve avançar para o Sudeste entre sexta e sábado, provocando instabilidade em toda a região central do Brasil”, explicou Lizandro.

O Inmet mantém aviso de chuvas intensas válido até domingo, que deve ser atualizado nos próximos dias. Entretanto, segundo os especialistas, Belo Horizonte não deve enfrentar ventos contínuos ou vendavais semelhantes aos registrados em São Paulo. A principal preocupação, neste momento, é com pancadas de chuva fortes, rajadas isoladas e possível ocorrência de granizo.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de BH e região

Damião defende ‘SUS do transporte público’ e diz que movimento por ônibus grátis é legítimo

Damião confirma início da navegação na Lagoa da Pampulha neste sábado

98 News muda de dial e passa a operar na 98.7 FM, no aniversário de Belo Horizonte

QUIZ: Responda e descubra qual belo-horizontino você é!

Metrô terá horário de funcionamento estendido para atender público no aniversário de BH

Belo Horizonte completa 128 anos nesta sexta-feira: programação, shows, trânsito e mais

Últimas notícias

Na Rota do Dinheiro Sujo expõe escândalos financeiros globais

Iron Maiden confirma show no Brasil em celebração de 50 anos de banda em 2026

Férias escolares: como aproveitar sem estourar o orçamento

Pantone 2026: por que o branco Cloud Dancer define o próximo ano

Como o exercício físico aumenta sua produtividade no trabalho

Por que comunicar virou um desafio cognitivo no século XXI

A história bizarra por trás dos sucrilhos do café da manhã

Pedalar na chuva em BH exige atenção e estratégia

Comprar imóveis com dinheiro vivo pode acabar no Brasil