O presidente Lula demitiu Cida Gonçalves do cargo de ministra das Mulheres e nomeou para o lugar dela Márcia Lopes, ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome nos primeiros mandatos do petista. A troca foi confirmada por meio de nota divulgada pelo Palácio do Planalto ainda no início da tarde desta segunda-feira (5).
O comunicado a respeito das mudanças não explica o que motivou a saída de Cida da pasta. Nos bastidores, a avaliação era de que o ministério das Mulheres estava pouco ativo sob o comando de Cida, sem anúncios e ações de impacto ou participação popular. Ela ainda enfrentou denúncias de assédio moral e xenofobia, ambas arquivadas.
Quem é Márcia Lopes?
Filiada ao PT, Márcia Lopes é irmã de Gilberto Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula. Ela formou-se assistente social e atuou como secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social no 2º mandato de Lula. Já em 2010, assumiu a chefia da pasta, cargo em que ficou até 2011. Ela concorreu à prefeitura de Londrina e terminou na terceira colocação.