O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira dama, Janja, se encontraram com o Papa Leão XIV, no Vaticano, nesta segunda-feira (13/10). Nas redes sociais, Lula disse que conversou com o líder da Igreja Católica sobre “religião, fé, o Brasil e os imensos desafios que temos que enfrentar no mundo”.
“Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, relatou Lula.
O presidente disse ao Papa, ainda, que mantém uma relação de proximidade com religiosos brasileiros como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler.
“Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como em dois anos e meio tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, continuou.
Por fim, Lula convidou o Papa a vir à COP30, marcada para novembro. “Por conta do Jubileu, o Papa nos disse que não poderá participar, mas garantiu representação do Vaticano em Belém”, disse o presidente Lula.
“Ficamos muito felizes em saber que sua Santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro. Lembrei que ontem tivemos uma demonstração imensa dessa fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil”, finalizou.