O motorista de um caminhão utilizou a área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira (19/12) para escapar de um acidente. A ocorrência foi registrada por volta das 15h22 e mobilizou equipes da BHTrans.
De acordo com o órgão, a suspeita é de que o veículo tenha apresentado perda dos freios. A versão será avaliada por perícia.
Em vídeo registrado por uma câmera do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) é possível ver o ocorrido. Nas imagens, o veículo sobe a pista lateral à bacia de argila expansiva e sobe até o guarda-corpo do local.
Em seguida, devido ao peso, o caminhão se desloca para trás e cai dentro da argila, na chamada caixa de ar de expansão, que compõe o sistema de segurança da área de escape. O espaço foi isolado para atendimento da ocorrência.
Equipes da BHTrans permaneceram no ponto aguardando a chegada de um reboque para a retirada do caminhão. Ainda conforme o órgão, o motorista não se feriu.
Área de escape
A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida, que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo.
Em nota, a BHTrans informou que a ocorrência desta sexta-feira foi a 18ª registrada no espaço.
As obras da área de escape do Anel Rodoviário duraram nove meses. Ao todo, houve investimento de R$ 3,5 milhões com recursos da Prefeitura de Belo Horizonte.
