Siga no

Tarcísio aparece em possível segundo turno contra Lula em 2026, mas não deve ser candidato à presidência (Marco Galvão/Alesp)

Tarcísio aparece em possível segundo turno contra Lula em 2026, mas não deve ser candidato à presidência (Marco Galvão/Alesp)

Compartilhar matéria

Presidente do PSD em Minas Gerais, Cássio Soares comentou em entrevista na 98 News, nesta quinta-feira (5/6), as projeções da pesquisa Quaest que apontam Tarcísio de Freitas e Ratinho Junior como possíveis nomes na disputa com o presidente Lula no 2º turno das eleições de 2026. O deputado explica que, na visão dele, tanto Tarcísio quanto Ratinho conseguiriam aglutinar em seus entornos o apoio da direita e centro-direita. Apesar disso, Kassab, presidente do PSD nacional, relatou a Cássio que Tarcísio deve se manter fora da disputa presidencial.

Cássio explicou que Ratinho Junior tem boa aprovação no Paraná pelo trabalho desenvolvido enquanto governador. “Acho que o governador Ratinho Junior, que é do PSD, ele tem dois mandatos de muito sucesso no Paraná como governador. Os números dele, de melhora no estado, de políticas públicas que envolvem a população são muito bem vistos por todos e ele percebe lá índices de aprovação em torno de 80%”, disse.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Soares ainda pondera que, embora jovem, Ratinho Junior é um político experiente. Segundo o deputado, o governador do Paraná pode atrair eleitores que buscam fugir da polarização na política brasileira. “De toda forma, ele é um político experiente, apesar de jovem. Já foi deputado estadual, deputado federal, governador por dois mandatos e tem essa facilidade de poder aglutinar em seu entorno pessoas que desejam fugir um pouco dessa polarização. Ainda que ele tenha a sua forma de trabalhar muito clara”.

“Ele [Ratinho Junior] não concorda com as políticas do atual governo federal, as políticas do PT, as políticas do presidente Lula e se coloca como uma alternativa para isso”, pondera.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar de considerar que Ratinho Junior tenha as qualidades para se tornar presidente do Brasil, Cássio conta que a posição de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, será crucial para as futuras decisões. “De todo modo, nós temos ainda que aguardar a posição do governador de São Paulo, Tarcísio. O que eu consigo enxergar é que se o governador Tarcísio se coloca como candidato, eu acho que ele recolhe e aglutina em seu entorno o apoio da direita e da centro-direita à sua candidatura”, afirma.

PSD lançará candidato próprio à eleição presidencial?

Durante a entrevista, Cássio Soares contou que fala semanalmente com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e que os dois ficam analisando possíveis cenários. Segundo Cássio, Kassab relatou a ele que Tarcísio de Freitas é, atualmente, candidato à reeleição ao governo de São Paulo.

“Ontem era onze e pouco da noite e eu estava falando com o presidente nacional Gilberto Kassab. A gente se fala duas, três vezes por semana, analisando os cenários, e ele me relatou que Tarcísio hoje é candidato à reeleição ao governo de São Paulo. Ele será candidato à reeleição”, explica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outra projeção possível é de que o ex-presidente Jair Bolsonaro indique alguém da família dele para concorrer à Presidência da República. Para Cássio, caso Bolsonaro realmente faça a indicação, o melhor é que Tarcísio se mantenha como candidato à reeleição por São Paulo. “Neste caso, o PSD considera fortemente lançar um candidato próprio. Temos hoje o Ratinho Junior que já desponta, temos hoje Eduardo Leite, recém filiado, governador do Rio Grande do Sul, também muito bem avaliado, que também é uma grande possibilidade”, disse.

Compartilhar matéria

Siga no

Roberth R Costa

Atuo há quase 13 anos com jornalismo digital. Coordenador Multimídia. Rede 98 | 98 News

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Barragem em Brumadinho tem nível de emergência elevado mas não representa risco de rompimento imininete

Sebrae Minas impulsiona vendas de pequenas empresas com programa de prospecção ativa no mercado B2B

Comércio varejista aguarda com otimismo o Dia dos Pais deste ano

Minas sanciona lei contra fake news e aposta na educação digital para combater desinformação

Lei de Cotas para PCDs completa 34 anos com avanços, desafios e baixa adesão no mercado de trabalho

Corpo de Preta Gil chega ao Brasil para velório no Rio de Janeiro

Últimas notícias

Neymar se pronuncia após briga com torcedor do Santos: ‘é difícil manter o controle’

STJ reduz multa milionária por atraso em reparo ambiental de posto de combustível

Anglo American fortalece o turismo em Conceição do Mato Dentro e região; conheça as iniciativas

Colégios e figuras públicas de BH lamentam morte de Kafunga, ex-coordenador do Santo Antônio

Simões critica Lula e diz que diplomacia não se faz pela internet: ‘Deixe o Itamaraty trabalhar’

Simões mira cargo de governador em 2026: ‘pronto para o desafio’

De olho nas eleições, Simões prega união do centro-direita e ataca ‘grupo de Pimentel’

Em Minas, Lula manda novo recado para Trump: ‘imperador do mundo nós não queremos’

Minas anuncia mais de R$ 300 mi para garantir água e esgoto até 2033, especialmente no Norte