PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Censo Turismo 2025 aponta avanço de 62% nas ações de fomento do setor em Minas Gerais

Siga no

Compartilhar matéria

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), divulga os resultados do Censo Turismo 2025. A pesquisa ouviu 750 municípios e apresenta um panorama atualizado das políticas públicas, investimentos, ações de promoção, sustentabilidade e monitoramento do turismo no estado.

Um dos destaques é o crescimento do empreendedorismo e da adesão ao Cadastur. A pesquisa mostra que 70,4% dos municípios afirmam realizar ações de fomento, um salto de 62% em relação a 2023. As ações de incentivo ao Cadastur também cresceram, chegando a 78,9% dos municípios, com forte presença de contatos telefônicos, visitas e comunicados online.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, a nova edição confirma o fortalecimento da governança municipal, a ampliação de práticas sustentáveis e o aumento de projetos financiados pelos governos estadual e federal. Confira a pesquisa completa no Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG).

De acordo com o levantamento, 96,1% dos municípios possuem leis municipais de turismo, 93,9% têm planos municipais de turismo, com o mesmo percentual afirmando possuir ações em execução, e 97,2% contam com Fundo Municipal de Turismo (Fumtur).

Entre os principais usos do Fumtur, destacam-se a realização de eventos em 585 municípios, ações de marketing turístico em 400, contratações especializadas em 297, obras de infraestrutura em 212 e sinalização turística em 184.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Houve também progresso no planejamento urbano. Embora somente 45,2% tenham planos diretores, 89,1% já aplicam diretrizes específicas de turismo.

A participação social também está fortalecida. Do total, 95,7% possuem conselhos municipais de Turismo e 81,5% promovem políticas que envolvem os moradores no desenvolvimento turístico.

“Os municípios avançaram de forma consistente na governança, na sustentabilidade e na promoção dos seus destinos. Os números mostram que o trabalho integrado entre Estado, prefeituras e instâncias de governança regionais está rendendo frutos concretos e confirmam que Minas está construindo um turismo mais estruturado, responsável e conectado às vocações de cada território”, avalia a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.

Aumento da captação de recursos

O censo aponta expansão significativa de projetos financiados. De 2023 para 2025, houve aumento de 63,9% de projetos financiados pelo Governo de Minas e de 7,6% de projetos financiados pelo Governo Federal. Além disso, 26,5% dos municípios realizam projetos em parceria com a iniciativa privada. As principais iniciativas incluem infraestrutura turística, promoção de destinos e eventos geradores de fluxo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Promoção turística e presença digital

A comunicação digital é quase universal. Ao todo, 97,1% dos municípios têm site ou redes sociais. O Instagram lidera como principal ferramenta, com 689 registros, seguido do site institucional, com 578. Outros avanços incluem 72,2% com banco de imagens, 58,5% com material promocional impresso e 80% com ações vinculadas ao portal Minas Gerais.

A comercialização por agências receptivas também chega a 24,2%, crescimento de quase 20% em relação a 2023.

Sustentabilidade em expansão

A pesquisa também mostra que 63,6% dos municípios implementam práticas sustentáveis, 79,5% percebem aumento do interesse por viagens responsáveis e 81,6% acreditam que turistas estão dispostos a pagar mais por serviços sustentáveis.

Monitoramento ainda é desafio

Ainda que haja avanço, o monitoramento segue como uma das principais lacunas. Apenas 12,9% têm sistema de acompanhamento das ações de turismo e 30,3% monitoram indicadores do setor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Privatização da Copasa ‘vira uma página de crise’, diz presidente da ALMG, Tadeu Leite

Hemominas consolida produção de colírio feito a partir do sangue do próprio paciente

Tribunal emite alerta ao Estado e ao TJMG por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal

Privatização da Copasa é aprovada na ALMG

Tribunal confirma paralisação do ‘Programa Escolas Cívico-Militares’ do governo estadual

Privatização da Copasa: ‘riscos à população e aos trabalhadores’, alerta presidente do Sindágua

Últimas notícias

Plano Clima, debatido na COP30, é aprovado para orientar políticas no país até 2035

Batida entre carros deixa um morto e outros dois feridos na Via Expressa em Contagem

Nudismo é revogado na primeira praia naturista do Brasil pela Prefeitura de Balneário Camboriú

América compra o goleiro Gustavo, destaque da equipe na Série B

Brasil é certificado como 1º país continental a eliminar transmissão do HIV de mãe para filho

TJMG abre 30 vagas gratuitas para Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil; saiba como participar

Polícia prende cerimonialista por golpe em casamentos em BH; prejuízo chega a R$ 141 mil

Moraes autoriza Bolsonaro a fazer fisioterapia na prisão

BH: 9 meses após ser sancionada, ‘Times Square’ mineira esbarra em entraves