Ao vivo
98 Dá o Play

Dez das 15 maiores cidades mineradoras do Brasil têm IDH superior à média de seus estados

Siga no

Mina de Brucutu, na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo (Créditos: Divulgação)

O setor da mineração é lembrado pelo seu impacto positivo na balança comercial e na contas externas do país. Recentemente, um estudo do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), com números do IBGE, relaciona a atividade mineradora ao progresso econômico e social de alguns municípios.

Os dados da pesquisa mostram que 10 das 15 maiores cidades mineradoras do Brasil têm o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) superior à média de seus estados. De acordo com a ONU, o IDH mede as condições de vida de uma população, considerando fatores como bem-estar, expectativa de vida, renda e acesso à educação e saúde de qualidade. Quanto maior o IDH de uma cidade, melhor é a qualidade de vida dos moradores, que tendem a viver mais e melhor.

A lista contempla municípios onde a indústria extrativista é a principal fonte de receita e responsável pelo progresso econômico dessas regiões, por meio do potencial de geração de emprego e renda.

Segundo a pesquisa, a arrecadação da compensação financeira pela exploração de recursos minerais, a chamada CFEM, é um dos fatores responsáveis para que as cidades mineradoras brasileiras tenham um IDH superior. Os recursos recolhidos são destinados a melhorias para a população das regiões mineradoras.

Impactos no IDH

Em 2024, Minas Gerais ultrapassou o Pará e voltou a ser o estado que mais recolhe os chamados royalties da mineração. Somente no ano passado, 3 bilhões e 300 milhões de reais foram recolhidos pela CFEM no estado.

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central de Minas, uma pesquisa da UEMG comparou indicadores econômicos e sociais da cidade antes e depois da Mina de Brucutu, da mineradora Vale.

A pesquisadora da UEMG, Fernanda da Fonseca Diniz, encontrou mudanças significativas na vida das pessoas da cidade, com uso das contrapartidas financeiras da mineração.

“O município cresceu a olhos vistos e os números demonstraram isso também à medida em que a receita aumentava por meio da CFEM. No geral, teve muito ganho em saúde, educação, infraestrutura e geração de emprego. Aumentou a qualidade de vida da população, que teve um poder de compra maior. O comércio ficou muito aquecido e áreas que antes eram rurais passaram a ser urbanizadas com novos bairros”, comentou.

Para o engenheiro de Minas e consultor em projetos de mineração, Márcio Rizério, o volume de recursos faz uma grande diferença na vida das populações locais, principalmente quando bem aplicado. Ele sugere ainda como usar e fiscalizar melhor o dinheiro da CFEM.

“Muitas vezes, há desperdícios, projetos mal executados e falta de continuações nas ações. Por isso, é fundamental investir em governança pública de qualidade. Isso inclui o fortalecimento das instituições para garantir uma transparência. É possível ver esse desenvolvimento em municípios como Nova Lima, Itabira e Itabirito”, destaca.

Siga no

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

IEF apura acampamento e travessia ilegais do grupo Legendários em área protegida em Minas Gerais

Minas vai receber mais doses de vacina contra a dengue na próxima semana; BH tem estoques zerados

Missa de abertura do conclave: brasileira lê, em português, a Oração Universal; conheça

Cemig realiza leilão de imóveis na região Central de BH

Olímpiada internacional de química começa hoje na UFMG com estudantes de 40 países

BH registra sensação térmica de 3ºC nesta quarta-feira

Últimas notícias

O vergonhoso analfabetismo funcional brasileiro

Anvisa alerta para risco de falso negativo em testes rápidos de malária

Mega-Sena não tem ganhador e prêmio vai para R$ 38 milhões

‘Que seja eleito o papa que a humanidade precisa’, diz cardeal em missa que dá início ao conclave

Projeto que aumenta número de deputados para 531 é aprovado

Parque da Linha Férrea: prefeito de Nova Lima prevê licenciamento da obra após audiências

‘Um ano é prazo seguro para finalizar a obra’, diz prefeito de Nova Lima sobre alça de acesso ao Belvedere

Vaticano divulga imagens das roupas do novo papa na Sala das Lágrimas

Torcida escolhe: Dudu usará a 92 no Atlético