PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

Siga no

Consignado não pode ser contratado pelo telefone (Marcello Casall Jr/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, entidades de defesa do consumidor alertam para os cuidados a serem tomados antes de contratar o empréstimo.

O crédito terá como garantia recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) com algumas regras que devem ser observadas com muita cautela pelos consumidores. Uma delas é o comprometimento de até 35% do salário para o pagamento das parcelas e a garantia do crédito até 10% do FGTS ou 100% da multa rescisória, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esta retenção de parte do FGTS como garantia para um empréstimo mais barato deve ser bastante planejada pelo consumidor para que não se torne uma dificuldade, já que para os trabalhadores da iniciativa privada o FGTS representa uma reserva financeira estratégica”, alerta o diretor-executivo do Procon de São Paulo, Luiz Orsatti Filho.

Para ele, é preciso que o interessado compreenda muito bem as regras e avalie a real necessidade do empréstimo, analisando se a contratação não irá comprometer o orçamento e gerar uma situação de endividamento.

Taxa de juros

O Procon-SP alerta ainda para o fato de que a taxa máxima de juros deve incluir todos os custos da operação. “Não é permitida qualquer outra cobrança como tarifa, sob qualquer justificativa. É proibido estipular prazo de carência para o início do pagamento das parcelas. Ao receber o empréstimo, o beneficiário não poderá começar a pagar meses depois”, explica o Procon-SP.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Antes da assinatura do contrato, é preciso estar atento ao valor total contratado com e sem juros, a taxa mensal e anual de juros, o valor, número e periodicidade das prestações, a data do início e fim dos descontos e o custo efetivo total. Todas essas informações devem ser fornecidas pelos bancos e financeiras.

O consumidor deve se lembrar ainda de que as parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente da folha de pagamento pelo eSocial, sistema público que unifica de forma obrigatória informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos empregadores e empregados de todo o país.

A nova modalidade de empréstimo consignado não pode ser contratada por telefone, só pelos canais oficiais das instituições financeiras, após proposta recebida no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Para a advogada especialista em Direito do Consumidor, Renata Abalem, o ideal é não fazer dívidas, portanto, o melhor é analisar muito bem a necessidade de contrair o consignado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Se for para pegar esse dinheiro, que seja para comprar um bem durável. Se o objetivo for o de pagar uma outra dívida, que esse pagamento seja bem alinhavado para não ser ainda um prejuízo maior, porque uma dívida é um pacto de obrigatoriedade”, finaliza.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Carlos Viana: ‘não é função da CPMI investigar relação do Master com investimento em CDB’

Dino nega pedido para suspender a renovação automática da CNH

Saldo líquido de empregos em 2025 é de 1.279.498, pior da série, mostra Caged

Sob pressão, Toffoli reage e sustenta permanência do caso Master no STF

Anvisa proíbe fita de clareamento dental que viralizou no Tik Tok; entenda os riscos

Polícia Federal investiga fraude no INSS com falsos indígenas

Últimas notícias

Quem se apresentará no Grammy 2026? Confira os favoritos e onde assistir

Dólar cai para R$ 5,19 e continua no menor valor em 20 meses

Chuva forte em BH: veja quanto choveu nas regionais da capital

Vídeos mostram estragos causados pela chuva forte em BH

Chuva forte em BH causa alagamentos e derruba árvores

Apresentado no Atlético, Cassierra elogia Gerson e diz que Hulk é ‘uma lenda’

O que Sampaoli espera de Cassierra no Atlético? Atacante detalha conversas com o treinador

‘Seguindo os passos do pai’: filhos de Hulk assinam contrato com o Atlético

Veja quais blocos desfilam na abertura do Carnaval de BH, neste fim de semana