PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado (10/5) em Minas Gerais 

Siga no

Mais de 600 municípios mineiros já aderiram à iniciativa que visa aumentar a cobertura vacinal. (foto: SES-MG /Divulgação)

Compartilhar matéria

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, neste sábado (10/5), o Dia D de vacinação contra a gripe. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população ao imunizante, diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.

Mais de 600 municípios mineiros já confirmaram participação, e a expectativa é que todas as 853 cidades entrem na mobilização.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Estamos no período sazonal da gripe e a vacinação é fundamental para prevenir formas graves da doença. A mobilização envolve prefeituras, unidades de saúde e vacimóveis para facilitar o acesso da população”, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

Na capital mineira, a vacinação contará com ponto especial no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, em ação conjunta com a Prefeitura da capital. “Levem seus cartões de vacina e aproveitem a oportunidade para se proteger”, reforça Prosdocimi.

A SES-MG recebeu 5,7 milhões de doses da vacina contra a Influenza, já distribuídas aos municípios. Desde abril, a imunização foi ampliada para toda a população acima de seis meses de idade, com meta de cobertura vacinal de 90%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Neste ano, a vacina contra a gripe passou a integrar o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI), estando disponível durante todo o ano.

De acordo com o painel do Ministério da Saúde, até 7/5 foram aplicadas 1.659.685 doses da vacina contra a Influenza em Minas Gerais. A população-alvo é de 5.673.527 pessoas. A cobertura vacinal entre gestantes, crianças e idosos ainda está em 18,83%.

Monitoramento e assistência

A SES-MG mantém acompanhamento contínuo da situação epidemiológica das doenças respiratórias, com foco em crianças e demais grupos vulneráveis. A atuação do Estado envolve ações de vigilância, assistência, vacinação e capacitação dos profissionais da saúde.

Desde o decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública, publicado em 2/5, diversas medidas têm sido adotadas para apoiar os municípios na adequação da capacidade de atendimento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Uma das iniciativas foi a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE-Minas-SRAG), em 8/5, para coordenar as ações diante do aumento de casos no estado.

Internações e notificações

As SRAG podem ser causadas por vírus, bactérias ou agentes químicos, sendo a SRAG por Influenza provocada pelos vírus Influenza A ou B. A notificação obrigatória se restringe aos casos sob investigação laboratorial para Influenza.

Até 6/5, foram registradas 27.408 internações por SRAG no sistema SUSFácilMG, e 7.487 casos foram notificados oficialmente à Vigilância Epidemiológica no sistema Sivep-Gripe, com 438 óbitos registrados em 2025. A maior parte das internações ocorre em crianças de até 1 ano e idosos acima de 60 anos. Em 2024, foram contabilizadas 97.488 internações e, de janeiro a abril, 862 óbitos. 

Os dados detalhados podem ser consultados no painel da SES-MG com filtros por período, localidade e perfil dos pacientes.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

MG em destaque: foto de onça-pintada é eleita uma das melhores do ano pela National Geographic

BlackZAP BH: o canal oficial da Black Friday para lojistas de Belo Horizonte

Venda da Copasa: oposição aciona STF para suspender fim do referendo

Privatização da Copasa: projeto avança em nova comissão e já pode ir a plenário

VÍDEO: Caminhão desgovernado atinge carros, bate em casa e motorista escapa por pouco em MG

Gasmig inicia fornecimento de gás natural pelo mercado secundário em Minas Gerais

Últimas notícias

Atlético vence o São Paulo e sai na frente nas semifinais da Copa do Brasil Sub-20

Após audiência de custódia, STF mantém prisão de Bolsonaro

STF suspende ações de indenizações por atraso e cancelamento de voos

‘O Agente Secreto’ entra em lista de melhores do ano do The Wall Street Journal

Moraes manda Bolsonaro explicar uso de celular por Nikolas em visita

CBF apresenta regras do Fair Play Financeiro no Brasil

Membros da Guarda Nacional dos EUA são baleados perto da Casa Branca; uma pessoa é presa

Próximo adversário: Cruzeiro venceu o Ceará fora de casa apenas uma vez na história

Sampaoli mira grande reformulação no Atlético para 2026