Dia D de vacinação contra a gripe será neste sábado (10/5) em Minas Gerais 

Siga no

Mais de 600 municípios mineiros já aderiram à iniciativa que visa aumentar a cobertura vacinal. (foto: SES-MG /Divulgação)

Compartilhar matéria

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promove, neste sábado (10/5), o Dia D de vacinação contra a gripe. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população ao imunizante, diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.

Mais de 600 municípios mineiros já confirmaram participação, e a expectativa é que todas as 853 cidades entrem na mobilização.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Estamos no período sazonal da gripe e a vacinação é fundamental para prevenir formas graves da doença. A mobilização envolve prefeituras, unidades de saúde e vacimóveis para facilitar o acesso da população”, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.

Na capital mineira, a vacinação contará com ponto especial no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, em ação conjunta com a Prefeitura da capital. “Levem seus cartões de vacina e aproveitem a oportunidade para se proteger”, reforça Prosdocimi.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A SES-MG recebeu 5,7 milhões de doses da vacina contra a Influenza, já distribuídas aos municípios. Desde abril, a imunização foi ampliada para toda a população acima de seis meses de idade, com meta de cobertura vacinal de 90%.

Neste ano, a vacina contra a gripe passou a integrar o calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI), estando disponível durante todo o ano.

De acordo com o painel do Ministério da Saúde, até 7/5 foram aplicadas 1.659.685 doses da vacina contra a Influenza em Minas Gerais. A população-alvo é de 5.673.527 pessoas. A cobertura vacinal entre gestantes, crianças e idosos ainda está em 18,83%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Monitoramento e assistência

A SES-MG mantém acompanhamento contínuo da situação epidemiológica das doenças respiratórias, com foco em crianças e demais grupos vulneráveis. A atuação do Estado envolve ações de vigilância, assistência, vacinação e capacitação dos profissionais da saúde.

Desde o decreto de Situação de Emergência em Saúde Pública, publicado em 2/5, diversas medidas têm sido adotadas para apoiar os municípios na adequação da capacidade de atendimento.

Uma das iniciativas foi a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE-Minas-SRAG), em 8/5, para coordenar as ações diante do aumento de casos no estado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Internações e notificações

As SRAG podem ser causadas por vírus, bactérias ou agentes químicos, sendo a SRAG por Influenza provocada pelos vírus Influenza A ou B. A notificação obrigatória se restringe aos casos sob investigação laboratorial para Influenza.

Até 6/5, foram registradas 27.408 internações por SRAG no sistema SUSFácilMG, e 7.487 casos foram notificados oficialmente à Vigilância Epidemiológica no sistema Sivep-Gripe, com 438 óbitos registrados em 2025. A maior parte das internações ocorre em crianças de até 1 ano e idosos acima de 60 anos. Em 2024, foram contabilizadas 97.488 internações e, de janeiro a abril, 862 óbitos. 

Os dados detalhados podem ser consultados no painel da SES-MG com filtros por período, localidade e perfil dos pacientes.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

PGR tem 5 dias para analisar indiciamento de Bolsonaro e Eduardo

Condenados pelo incêndio da boate Kiss têm pena reduzida

Estrada Cênica e queijo do Serro: Anglo American aposta em turismo para diversificar economia no Espinhaço

Liderança que transforma: cultura forte e preparo para unir gerações no trabalho

Anvisa proíbe versões manipuladas da semaglutida, usada no Ozempic

A pedido da PF, Moraes determina reforço no policiamento na casa de Bolsonaro

Últimas notícias

Atlético x Cruzeiro: torcidas demonstram apoio às vésperas de clássico decisivo

Atlético x Cruzeiro: confrontos pela Copa do Brasil terão esquema de segurança reforçado, garante PM

Clássico decisivo: saiba onde assistir Atlético x Cruzeiro pela Copa do Brasil

Matheus Pereira x Gustavo Scarpa: camisas 10 e ‘garçons’ de Cruzeiro e Atlético

América anuncia saída do atacante Renato Marques

Força máxima e possível estreia: como Leonardo Jardim deve escalar o Cruzeiro para o clássico

Itamaraty condena declarações de ministro israelense sobre Lula: ‘ofensas e inverdades’

Desfalques na defesa e ‘dúvida’ no ataque: as opções de Cuca para escalar o Atlético para o clássico

‘Obras seguem paradas’, diz Prefeitura de Contagem após decreto de Zema envolvendo Rodoanel