PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dólar ameniza impacto da queda do minério e mantém receitas de municípios mineradores

Siga no

A valorização do dólar frente ao real ajudou a compensar as perdas e manteve os repasses aos municípios (José Cruz/Agencia Brasil)

Compartilhar matéria

A queda no preço internacional do minério de ferro ao longo de 2025 não foi suficiente para derrubar a arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). O motivo foi a valorização do dólar frente ao real, que ajudou a compensar as perdas e manteve os repasses aos municípios acima do registrado em 2024.

Levantamento que compara a cotação do minério de ferro, com teor de 62%, entre janeiro e novembro de 2024 e o mesmo período de 2025 mostra que o preço médio da tonelada caiu 8,4%. O recuo reflete um cenário internacional mais cauteloso, influenciado principalmente pelo ritmo mais lento da economia chinesa e por ajustes na demanda global por commodities minerais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em contrapartida, o dólar apresentou alta média de 5,6% no período analisado. Esse movimento do câmbio teve papel decisivo para reduzir os efeitos da queda do minério sobre a arrecadação da CFEM, considerada uma das principais fontes de receita para municípios mineradores e também para cidades impactadas pela atividade mineral.

Segundo a consultora econômica da Associação Brasileira dos Municípios Mineradores (AMIG Brasil), Luciana Mourão, o comportamento do dólar foi determinante para o resultado positivo observado neste ano. De acordo com ela, mesmo com a redução no preço do minério, a moeda norte-americana mais valorizada ajudou a preservar receitas importantes para os cofres municipais.

Com isso, a arrecadação nacional da CFEM entre janeiro e novembro de 2025 chegou a R$ 7,1 bilhões, acima dos R$ 6,8 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. O desempenho indica que, além do câmbio favorável, o volume de produção também se manteve em níveis superiores aos de 2024.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar do cenário positivo, a AMIG Brasil alerta para a necessidade de cautela. Para a entidade, a dependência da CFEM torna os municípios muito sensíveis às oscilações do mercado internacional e às variações do câmbio. Por isso, a recomendação é planejar bem o uso dos recursos, fortalecer a gestão pública e investir na diversificação da economia local.

A expectativa da AMIG é que o boletim econômico de janeiro de 2026 traga uma análise mais detalhada do desempenho do setor ao longo de todo o ano passado, com avaliação de riscos, tendências e perspectivas para o próximo período.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Economia

Natura conclui venda da Avon International; marca na América Latina permanece com a empresa

Caixa arrecadou quase o triplo do valor do prêmio com a Mega da Virada

Lula sanciona LDO de 2026 vetando aumento do Fundão por ‘contrariar interesse público’

Novo salário mínimo e isenção do IR: entenda as regras que passam a valer hoje

Mega da Virada adiada: que horas será o sorteio do prêmio bilionário?

Mega da Virada: App Loterias Caixa tem fila de espera de mais de 10 minutos nesta quarta

Últimas notícias

Minas amplia diagnóstico da hanseníase com testes moleculares inéditos na rede pública

Ensaios de Carnaval BH 2026: Confira a agenda gratuita dos blocos por dia da semana

Influenciadores dizem ter recebido proposta para defender o Banco Master e difamar o BC

Atlético: Bracks confirma contratação de atacante que atua no futebol europeu

Spindel confirma duas propostas ousadas por Gerson e reforça foco no meia

New York Times inclui Inhotim em ranking global de destinos para visitar em 2026

Ano novo, vida organizada: 5 aplicativos gratuitos para tirar metas de 2026 do papel

Ano das continuações: de GTA VI a Avenida Brasil 2, lançamentos que devem agitar 2026

Conta de luz da Cemig ganha novo código de identificação em 2026; veja onde encontrar o seu