O embaixador do Brasil na ONU, Sérgio França Danese, manifestou-se contra a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela. Danese classificou o ataque como uma “flagrante violação da Carta das Nações Unidas e do direito internacional”.
Em pronunciamento na Assembleia Geral da ONU, nesta segunda-feira (5/1), o embaixador afirmou que a ação dos EUA, que incluiu o bombardeio do território venezuelano e a captura do ditador Nicolás Maduro, ultrapassa um “limite inaceitável” e são uma “afronta à soberania da Venezuela”.
Danese reforça que as ações colocam em risco a ordem mundial estabelecida pela Carta das Nações Unidas, que proíbe o uso da força contra a integridade territorial ou independência política de qualquer Estado, salvo em circunstâncias excepcionais previstas no próprio documento.
“Não podemos aceitar o argumento de que os fins justificam os meios”, afirmou.
O diplomata ainda ressaltou que essa linha de raciocínio “carece de legitimidade” e pode abrir espaço para que potências globais determinem, de maneira unilateral, o que é justo ou injusto, ignorando a soberania de nações mais frágeis.
