A capital mineira recebe nesta quinta (17/7) e sexta-feira (18/7) mais uma edição da Expo Favela, feira de negócios que conecta a economia criativa das periferias a investidores, representantes do poder público e grandes empresas. A expectativa é movimentar cerca de R$ 6 milhões em negócios durante os dois dias de evento, que ocorre na sede do Sebrae Minas, no bairro São Pedro, região Centro-Sul de BH.
‘Do corre ao pitch’
Segundo a analista do Sebrae, Michelle Chalub, a feira vai além da exposição: é um ambiente de capacitação e articulação para quem empreende a partir da necessidade.
“Muitos começam pela necessidade, identificando uma oportunidade dentro da própria comunidade, com muita criatividade e coragem. Mas o maior desafio é conhecer mais do seu negócio. A Expo Favela cria essa ponte para que esse empreendedor do ‘corre’ possa fazer um pitch para investidores, melhorar sua gestão e ampliar sua rede.”
De BH para o Brasil
A edição mineira é uma das mais consolidadas do evento, realizado hoje em 23 estados brasileiros. Em 2023, um dos empreendedores de BH chegou ao top 10 nacional. Para Michele, isso mostra a força local.
“Minas Gerais se tornou um benchmark para outras edições. A gente tem empreendedores muito bem preparados e com alto potencial de impacto. Isso reverbera dentro da comunidade e em toda a economia do estado.”
Potência de consumo nas favelas
De acordo com Michele, o olhar do mercado sobre a favela tem mudado. Muitas empresas já reconhecem o potencial econômico e cultural dessas regiões. “As favelas movimentam quase R$ 200 bilhões. É um público consumidor relevante. Hoje já vemos marcas investindo em influenciadores locais, promovendo trocas genuínas e criando conexões de confiança.”
Serviço
Data: 18 e 19 de julho
Local: Sede do Sebrae Minas – Av. Barão Homem de Melo, 329 – BH
Horário: A partir das 10h
Inscrições: Site da Expo Favela Minas