Ex-presidente da Telebrás, o engenheiro Frederico de Siqueira Filho é o novo ministro das Comunicações. O presidente Lula assinou o ato que o confirma no cargo ainda nessa quinta-feira (24) em reunião fechada no Palácio do Planalto. A nomeação, por sua vez, foi publicada em edição extraordinária do DOU (Diário Oficial da União).
Frederico foi confirmado após o deputado Pedro Lucas Fernandes, do União Brasil do Maranhão, ter rejeitado o convite de Lula para chefiar o ministério. O nome dele havia sido anunciado pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann, no dia 10 de abril, após a reunião entre o deputado e o presidente Lula.
Em sua justificativa para rejeitar o convite, Pedro Lucas disse que pode contribuir mais com o país como líder da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados. “Sou líder de um partido plural, com uma bancada diversa e compromissada com o Brasil. Tenho plena convicção de que, neste momento, posso contribuir mais com o país e com próprio governo na função que exerço na Câmara dos Deputados”, escreveu.
Quem é Frederico de Siqueira Filho?
Graduado em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco, ele tem mais de 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações, dos quais 21 anos dedicados à empresa Oi, exercendo cargos de liderança nas áreas de operações, planejamento, institucional regulatório e comercial. Ele estava no comando da Telebras desde maio de 2023.
Siqueira Filho assume o lugar de Juscelino Filho que deixou o cargo após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República por supostos desvios em emendas parlamentares quando ele era deputado federal.
Juscelino Filho esteve no comando da pasta desde o início do governo, indicado pelo União Brasil, e, após ser exonerado, reassumiu seu mandato na Câmara dos Deputados.
Com Agência Brasil