O governo de Minas Gerais se manifestou sobre a tragédia causada pelas chuvas na Zona da Mata mineira, em que cinco pessoas morreram. Em nota oficial, o governo prestou solidariedade às famílias e amigos das vítimas e reiterou o compromisso em ações de prevenção de desastres em todo o estado.
Leia a nota na íntegra:
O Governo de Minas manifesta solidariedade aos familiares e amigos das cinco pessoas que morreram na madrugada desta terça-feira (10/02), vítimas do desabamento de residências na Zona da Mata, atingidas por movimentos de massa decorrentes das fortes chuvas que afetaram a região.
Em Eugenópolis, o encharcamento do solo provocou o desabamento de uma residência na Comunidade do Prata, resultando na morte de quatro pessoas. Em Muriaé, outra edificação cedeu e causou o óbito de um homem. As autoridades atuam nos procedimentos de reconhecimento das vítimas.
As ocorrências foram prontamente atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que atuou nas buscas nos escombros com apoio das Forças de Segurança. Equipes da Defesa Civil Estadual seguem nos municípios em suporte às Defesas Civis Municipais.
O Governo de Minas reitera seu compromisso tanto no atendimento às ocorrências quanto na execução de ações estruturantes de prevenção de desastres nos 853 municípios mineiros, conforme o Plano Estadual de Enfrentamento ao Período Chuvoso, com foco na redução de riscos e na ampliação da proteção à população.
O Estado opera em nível de situação de perigo — nível operacional vermelho — adotado quando há possibilidade de eventos de maior severidade e desastres de grande impacto, com monitoramento permanente das condições climáticas e envio de alertas à população.
A população deve acionar o CBMMG (193) e a Defesa Civil Municipal (199), com apoio da Defesa Civil Estadual, ao identificar sinais de risco, como alterações estruturais ou trincas em residências.
Eugenópolis
Um rompimento de açude provocou o desabamento de uma residência e resultou na morte de quatro pessoas no município de Eugenópolis, na Zona da Mata mineira.
As vítimas são integrantes da mesma família: pai, mãe e dois filhos. O acidente mobilizou equipes de resgate e autoridades desde as primeiras horas após a ocorrência.
Segundo os bombeiros, os corpos das vítimas já foram localizados e permanecem no local, aguardando a liberação da perícia da Polícia Civil. As circunstâncias do rompimento e as causas do desabamento ainda serão apuradas.
Muriaré
Um homem morreu soterrado após um deslizamento de terra atingir uma pequena residência na noite dessa segunda-feira (9/2), em Muriaé, na Zona da Mata mineira.
O caso ocorreu na Vila Conceição, durante um período de chuva intensa que se estendeu até a madrugada desta terça-feira (10/2).
De acordo com a Defesa Civil, foram registrados 92 milímetros de chuva em aproximadamente três horas. O grande volume de água provocou um movimento de massa que atingiu o imóvel, utilizado, segundo moradores da região, por um homem para dormir.