Gripe aviária: Brasil confirma dois focos e investiga seis casos

Siga no

O país investiga seis casos sendo dois em granjas comerciais do Tocantins e de Santa Catarina (Créditos: Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O Brasil já contabiliza dois casos confirmados de gripe aviária, sendo um em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, também no Rio Grande do Sul.

O país investiga ainda seis casos, sendo dois em granjas comerciais do Tocantins e de Santa Catarina. Os demais focos foram registrados em produções domésticas e de subsistência no Mato Grosso, no Ceará, em Sergipe e no Rio Grande do Sul.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os dados constam no painel de monitoramento de síndromes respiratórias e nervosas em aves, gerido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e foram atualizados nesta segunda-feira (19).

Em conversa com jornalistas, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, avaliou que uma das formas de se reestabelecer a normalidade é manter o rigor na vigilância de casos. 

“Todos os fiscais, todos os sistemas estaduais estão alertas a qualquer tipo de suspeita – e a própria população também.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo Fávaro, ao primeiro sintoma de um animal doente, tanto criadores de aves de subsistência no fundo de casa até granjas comerciais devem alertar a pasta, que se encarrega de atualizar o sistema.

“A gente vai lá, investiga. Com transparência e eficiência, bloqueando e investigando esses casos, a gente ganha também credibilidade. Essa é a maior prova de que o sistema está funcionando.”

O ministro ressalta que o sistema brasileiro é tido como o melhor do mundo. “É assim que a gente vai superar esse momento difícil e voltar à normalidade o mais rápido possível”.

Retomada das exportações

Ainda segundo o ministro, o Brasil pode retomar o status de país livre de gripe aviária e, consequentemente, as exportações de carne de frango, caso nenhuma nova infecção seja registrada em um período de 28 dias.

“O importante é a gente fazer todo o bloqueio e o rastreamento de tudo o que saiu dessa granja. Fazendo a inutilização de toda essa produção, a gente diminui muito o risco de novos casos. Diminui muito mesmo. Feito isso, cumpre-se o prazo de 28 dias, que é o ciclo desse vírus”, disse Fávaro.

“Se, em 28 dias, não tiver nenhum outro caso, a gente pode, com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado e aos compradores, a gente volta então a colocar o status de como livre de gripe aviária. O Brasil, de novo, livre de gripe aviária”, completou, em conversa com jornalistas.

O ministro lembrou que, mesmo com a retomada do status de livre de gripe aviária, a normalização das exportações de carne de frango deve ocorrer de forma gradativa.

“Não significa que, imediatamente, todos os mercados se abrirão. Muitos vão fazer questionamento, tirar dúvidas. E é normal isso”, ressaltou.

“28 dias são o prazo científico que se extingue o risco de um ciclo se perpetuar. A gente, não tendo novos casos, pode, com segurança, dizer que o Brasil volta ao status de livre de gripe aviária. Certamente, aqueles que restringiram o Brasil todo, vão reduzir provavelmente só ao Rio Grande do Sul ou a Montenegro e aí, gradativamente, voltando à normalidade.”

Compartilhar matéria

Siga no

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Trump pressiona negociação entre Israel e Irã e sugere intervenção dos EUA

‘Ataques covardes’: Zema critica Irã e lembra apoio de Israel em Brumadinho

BH amanhece com sensação térmica negativa neste domingo

Em Israel, Damião confirma contato de Gleisi Hoffmann: ‘Tentando nos tirar daqui’

Itamaraty tenta retirada de políticos brasileiros via Jordânia

Em Israel, Álvaro Damião é alertado a ficar próximo de bunker

Últimas notícias

Deputada dos EUA morre após ataque com suposta motivação política

Lula lidera cenário no 1º turno e empata com Bolsonaro e Tarcísio no 2º, aponta Datafolha

‘Teerã vai queimar’, diz Israel após ataques de mísseis; Irã ameaça EUA, Reino Unido e França

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

Atlético acerta empréstimo de Brahian Palacios ao Al Wasl por um ano

Moraes solta ex-ministro de Bolsonaro suspeito de tramar fuga de Mauro Cid

Acidente no Túnel da Lagoinha, em BH, deixa cinco feridos neste sábado

BH volta a ter madrugada com sensação térmica negativa; veja previsão

‘Que luta, viu?!’: Álvaro Damião retorna a bunker após alerta de novo ataque a Israel