O conclave terminou na tarde desta quinta-feira (8) com a escolha de um novo papa. A cerimônia de votação teve início nessa terça-feira (7) e o eleito a suceder Francisco terá o nome revelado ainda nesta tarde.
Durante o conclave, os cardeais ficam isolados e não podem se comunicar com o mundo externo. Uma maioria de dois terços é necessária para eleger o novo pontífice.|
Leia: Papa Leão XIV: Robert Prevost é o novo papa
Nas duas primeiras votações do dia o conclave se manteve sem resultados, enquanto que na terceira a esperada fumaça branca pode ser vista no telhado da Capela Sistina.
Leia: Nome Leão não era escolhido por papa há quase 150 anos
Na missa que deu início ao conclave, ainda na terça, o cardeal decano dom Giovanni Battista falou sobre a expectativa para o processo de eleição do novo papa.
Leia: Papa Leão XIV: entenda o nome do novo pontífice
“Sentimos unido a nós todo o povo de Deus, com seu sentido de fé, de amor ao papa e de espera confiante. Estamos aqui para invocar a ajuda do Espírito Santo, para implorar sua luz e sua força, a fim de que seja eleito o Papa de que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil e complexo da história”, declarou.
Leia: O papa Leão XIV é conservador ou progressista?