PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Infectologista explica surto de superfungo em BH e alerta: “Pode gerar uma escalada muito perigosa”

Por

Siga no

Reprodução / Rádio 98

Compartilhar matéria

Belo Horizonte convive, atualmente, com um surto de casos do superfungo Candida auris. Até o momento, quatro pessoas testaram positivo para o doença e outras 24 ainda aguardam o resultado dos exames na capital mineira.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o fungo tem alta transmissibilidade e capacidade de colonizar rapidamente a pele do paciente e o ambiente próximo a ele. Por isso, o tratamento precisa ser realizado em leitos isolados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar disso, para o Dr. Estêvão Urbano, Diretor da Sociedade Mineira de Infectologia, ainda não é o momento para se ter pânico. No entanto, é necessário que a atenção redobre em relação a doença.

“Ele (o fungo) infecta indivíduos em hospitais, muito debilitados e portanto mais susceptíveis a infecções graves. Então não há que se ter pânico fora das instituições de saúde. Mas se ele ocupar espaços dentro de hospitais e começar a contaminar indivíduos, isso pode gerar uma escalada muito perigosa de infecções e de mortalidade”, afirma o infectologista, em entrevista à Rádio 98.

Ainda segundo o coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, não há um consenso sobre o motivo do fungo estar se proliferando neste momento, mas há teorias. Vale lembrar que os primeiros casos de ‘Candida auris’ no Brasil foram registrados em 2020, em Pernambuco.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Existem várias teorias do porquê ele está aumentando. Uma das teorias é de que o calor, o clima mais quente favorece a multiplicação desse fungo em detrimento de outros mais tranquilos de serem tratados. Enquanto a maioria dos fungos não consegue sobreviver a temperaturas superiores a 36, 37ºC, esse pode tolerar temperaturas de até 42ºC. (…) Existem várias teorias e hipóteses, mas ainda não há uma explicação definitiva para todas as perguntas que nós temos”, explicou.

Mesmo sendo um fungo com maior mortalidade que os demais da mesma família e com mais resistência aos métodos de combate atual, o Dr. Estêvão acredita que Belo Horizonte está preparada para combater à doença e minimizar os impactos causados por ela.

“Sim (acredito que está preparada). Existem uma série de movimentos que estão sendo feitos, notas técnicas criadas, treinamentos de toda a equipe, e há um engajamento dos profissionais de saúde a aprenderem a lidar com isso. Então eu acredito que obviamente vai depender de cada hospital, do quanto ele está se preparando para fazer essa contenção, mas eu diria que nós já temos meios suficientes para minimizar os impactos disso”, destacou.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Brasil na manchete: imprensa internacional repercute o 2º turno da eleição presidencial

Google vai pagar por economia de energia para abastecer data centers de IA

Real Time Big Data: Flávio tem 52% dos votos válidos contra 48% de Lula, em empate técnico

Flávio deve reduzir confrontos e Lula é orientado a evitar provocações no último debate

Flávio Bolsonaro e Lula se enfrentam hoje em último debate antes do 2º turno, com checagem ao vivo

Datafolha: rejeição a Lula é de 46%, e a Flávio Bolsonaro, de 45%

Últimas notícias

Após ação do PT, TRE dá 24h para Governo de Minas garantir transporte gratuito no 2º turno

Everson volta a treinar com bola após mais de um mês afastado

PM reforça segurança para o 2º turno das eleições em Minas

Cleitinho, Simões e a dívida: a eleição acabou, a conta chegou

Hospital das Clínicas da UFMG alerta para golpes que cobram por atendimentos

Justiça manda vereadora de Juiz de Fora apagar postagem contra contratação de ‘esquerdistas’

Acidente entre ônibus e caminhão deixa vítima presa às ferragens na BR-040, em Congonhas

Cleitinho se reúne com presidente do TJMG para discutir parceria entre os poderes

Exportações do agro aos EUA caem 17,8% em 2026