A Prefeitura de Belo Horizonte antecipou a campanha de vacinação contra a gripe que teve início hoje (31/03). Neste primeiro momento, devem ser imunizadas as crianças de 6 meses até os 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, idosos, gestantes e mulheres que acabaram de ter seus bebês.
As doses estarão disponíveis nos 153 centros de saúde, no Centro de Atenção à Saúde do Viajante e em seis pontos extras,. Um dos locais terá funcionamento aos sábados, na parte da manhã. A vacina é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B.
Os demais grupos prioritários serão convocados gradativamente. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. As puérperas devem estar com a certidão de nascimento do bebê ou registro do hospital onde fizeram o parto.
No Central 98, os apresentadores João Henrique do Vale e Carol Torres parabenizaram a Prefeitura de Belo Horizonte por “puxarem” as crianças para o primeiro grupo prioritário. “Além de ser um grupo vulnerável, a gente tem aí a volta às aulas, estamos no início do ano letivo e quem tem criança na escola sabe. Começam as aulas, começam as viroses”, pontuou o apresentador.
João Henrique também destacou a importância dos postos de saúde funcionarem aos sábados. O apresentador lembrou que, por conta do trabalho, muitos pais e responsáveis não conseguem levar seus filhos para tomarem as vacinas durante a semana. “Isso aumenta a cobertura vacinal, a gente sabe que é muito importante”, finalizou.
*Estagiária sob orientação do editor Roberth Costa