PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ipea aponta que Brasil tem grande potencial para minerais críticos

Siga no

(Imagem gerada por IA)

Compartilhar matéria

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado nessa quarta-feira (4) indicou que o Brasil tem grande potencial geológico para os minerais críticos, com 10% das reservas mundiais desses minerais.

Porém, até recentemente, não havia conseguido materializar esse potencial em produção econômica robusta e esteve distante do patamar de países como Austrália, China, África do Sul e Chile entre outros. O levantamento é fruto de acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Mineração (ANM).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com os dados, a atuação do Brasil no comércio internacional nas últimas duas décadas foi tímida, refletindo as dificuldades internas de uma produção mineral incerta.

“Entretanto, a expansão dos investimentos em capital físico e a retomada dos dispêndios em pesquisa geológica, nos últimos anos, em linha com as tendências mundiais, parecem preparar o país para um ciclo virtuoso de expansão da produção”, dizem os pesquisadores Rafael da Silveira Soares Leão, Mariano Laio de Oliveira e Danúbia Rodrigues da Cunha.

Conforme os autores, a cadeia produtiva da mineração brasileira, entre 2000 e 2019 oscilou entre 0,75% e 2% do Produto Interno Bruto (PIB), dependendo dos ciclos de expansão e retração das cotações das commodities minerais, especialmente do minério de ferro, que representa mais de dois terços do setor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A pesquisa concluiu que um novo ciclo de investimentos, “aparentemente em curso”, pode impulsionar a mineração brasileira a operar em outro patamar de competitividade, “mas é importante que as expectativas sobre o impacto do setor na economia brasileira sejam realistas”.

Os minerais críticos são recursos essenciais para setores estratégicos, como tecnologia, defesa e transição energética, cuja oferta está sujeita a riscos de escassez ou dependência de poucos fornecedores. Eles incluem elementos como lítio, cobalto, níquel e terras raras, fundamentais para baterias de veículos elétricos, turbinas eólicas, painéis solares e semicondutores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

LDO 2026: Congresso aprova diretrizes orçamentárias com calendário de emendas e superávit

PIB desacelera e avança 0,1% no 3º trimestre, segundo IBGE

Brasil tem grande potencial para minerais críticos, aponta Ipea

PIB do 3º trimestre de 2025 sobe 0,1% ante o trimestre anterior, afirma IBGE

Setor textil pressiona governo por antidumping contra China

Ambev investe R$ 1,3 bilhão em Minas com foco em cervejas premium

Últimas notícias

Baianas Ozadas libera mil ingressos para show e promete feriado com clima de Carnaval em BH

As cicatrizes que todo empreendedor precisa ter

A nova regra do trabalho: adaptar ou ficar para trás

O mínimo emocional viável e o futuro da comunicação

Cobogó: você sabia que o nome é um acrônimo?

O que é uma bike fixa e por que a galera ama

O CPF dos imóveis vai mudar o mercado em 2026

Japão: o movimento que pode mexer com moedas e títulos no mundo inteiro

Meta frouxa, gasto maior: o que isso significa para a economia