Líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco

Siga no

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky lembrou das orações do Papa pela paz na Ucrânia. (Créditos: Vatican News)

Compartilhar matéria

Diversos líderes mundiais postaram mensagens de pesar nas redes sociais pela morte do papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21/4), no Vaticano aos 88 anos.

No Brasil, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias em homenagem a Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse também que o pontífice inspira o mundo a encontrar convergências e fez história ao “inaugurar um novo tempo para a Igreja”.

Para Alckmin, a simplicidade e o humanismo do argentino são legados marcantes de um sacerdócio vivido “como vocação para a universalidade cristã”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prestou condolências ao papa Francisco, em mensagem bem curta divulgada na rede Truth Social. “Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e aos que o amavam”, escreveu o republicano.

Mais cedo, o vice-presidente norte-americano, JD Vance, também comentou sobre a morte do pontífice, relembrando seu encontro com o papa Francisco no domingo para “trocar saudações de Páscoa”.

Emmanuel Macron, presidente da França

O presidente da França, Emmanuel Macron, destacou o legado do papa e disse esperar que a esperança entre os mais pobres possa continuar em crescimento.

“De Buenos Aires a Roma, o papa Francisco queria que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Unir as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança possa crescer incessantemente além dele”, declarou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Em uma mensagem enviada ao Vaticano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou autoridade internacional do Papa Francisco. Segundo o presidente russo, ele promoveu a “interação construtiva” entre o país e a Santa Sé.

“Fiel servidor do ensinamento cristão, sábio religioso e estadista, defensor coerente dos altos valores do humanismo e da justiça”, destacou Putin.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky lembrou das orações do Papa pela paz na Ucrânia.

“Ele sabia dar esperança, aliviar o sofrimento através da oração e promover a unidade. Rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos. Choramos junto aos católicos e a todos os cristãos que buscaram apoio espiritual no Papa Francisco”, comentou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Barack Obama, ex-presidente dos EUA

Em comunicado, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou que o pontífice foi “um líder raro que nos fazia querer ser pessoas melhores”.

“Em sua humildade e em seus gestos ao mesmo tempo simples e profundos – abraçando os doentes, acolhendo os sem-teto, lavando os pés de jovens prisioneiros – ele nos sacudiu da complacência e nos lembrou de que todos estamos ligados por obrigações morais para com Deus e uns com os outros”, destacou o ex-presidente dos EUA.

Obama reiterou que o legado de Francisco seguirá após a sua morte. “Que possamos continuar atendendo ao seu chamado para nunca permanecer à margem desta marcha de esperança viva.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

*Com informações da Agência Brasil e Agência Estado

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

TCE mantém decisão que obriga Fhemig a abrir salas de cirurgias em hospitais da Grande BH

Tremor de terra atinge cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Câmara aprova em 1º turno PEC da Blindagem, que dificulta ações na justiça contra parlamentares

Governo Federal anuncia R$ 770 milhões para mobilidade urbana e drenagem em BH

Texto que autoriza armamento da Guarda Municipal de BH avança na Câmara

‘Golpista do Tinder’ é preso em aeroporto da Geórgia

Últimas notícias

SAF do Atlético: Conselho aprova alteração na cláusula de anti-diluição

Abrasel critica PL que quer reduzir horário de funcionamento de distribuidoras de bebidas em BH

Jair Bolsonaro passa mal e é levado para hospital em Brasília

Após despedida, Bar do Salomão anuncia ‘prorrogação’ e seguirá funcionando em ponto icônico

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 1 milhão em indenização por racismo

Táxi-lotação chega ao bairro Serra, em BH, em fase de teste

Detox Digital: redução de telas melhora sono, memória e saúde mental

Desafio de Gigantes resgata torcidas meio a meio entre Atlético e Cruzeiro no Mineirão; conheça a história da tradição

Estreia de Arroyo anima cruzeirenses; veja reações e memes