PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Líderes mundiais lamentam morte do papa Francisco

Siga no

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky lembrou das orações do Papa pela paz na Ucrânia. (Créditos: Vatican News)

Compartilhar matéria

Diversos líderes mundiais postaram mensagens de pesar nas redes sociais pela morte do papa Francisco, ocorrida na manhã desta segunda-feira (21/4), no Vaticano aos 88 anos.

No Brasil, o presidente Lula decretou luto oficial de sete dias em homenagem a Francisco. Por meio de nota, o presidente destacou o legado do pontífice e lamentou profundamente a perda de uma “voz de respeito e acolhimento ao próximo”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ele sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, afirmou Lula.

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse também que o pontífice inspira o mundo a encontrar convergências e fez história ao “inaugurar um novo tempo para a Igreja”.

Para Alckmin, a simplicidade e o humanismo do argentino são legados marcantes de um sacerdócio vivido “como vocação para a universalidade cristã”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prestou condolências ao papa Francisco, em mensagem bem curta divulgada na rede Truth Social. “Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e aos que o amavam”, escreveu o republicano.

Mais cedo, o vice-presidente norte-americano, JD Vance, também comentou sobre a morte do pontífice, relembrando seu encontro com o papa Francisco no domingo para “trocar saudações de Páscoa”.

Emmanuel Macron, presidente da França

O presidente da França, Emmanuel Macron, destacou o legado do papa e disse esperar que a esperança entre os mais pobres possa continuar em crescimento.

“De Buenos Aires a Roma, o papa Francisco queria que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Unir as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança possa crescer incessantemente além dele”, declarou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vladimir Putin, presidente da Rússia

Em uma mensagem enviada ao Vaticano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou autoridade internacional do Papa Francisco. Segundo o presidente russo, ele promoveu a “interação construtiva” entre o país e a Santa Sé.

“Fiel servidor do ensinamento cristão, sábio religioso e estadista, defensor coerente dos altos valores do humanismo e da justiça”, destacou Putin.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky lembrou das orações do Papa pela paz na Ucrânia.

“Ele sabia dar esperança, aliviar o sofrimento através da oração e promover a unidade. Rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos. Choramos junto aos católicos e a todos os cristãos que buscaram apoio espiritual no Papa Francisco”, comentou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Barack Obama, ex-presidente dos EUA

Em comunicado, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou que o pontífice foi “um líder raro que nos fazia querer ser pessoas melhores”.

“Em sua humildade e em seus gestos ao mesmo tempo simples e profundos – abraçando os doentes, acolhendo os sem-teto, lavando os pés de jovens prisioneiros – ele nos sacudiu da complacência e nos lembrou de que todos estamos ligados por obrigações morais para com Deus e uns com os outros”, destacou o ex-presidente dos EUA.

Obama reiterou que o legado de Francisco seguirá após a sua morte. “Que possamos continuar atendendo ao seu chamado para nunca permanecer à margem desta marcha de esperança viva.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

*Com informações da Agência Brasil e Agência Estado

Compartilhar matéria

Siga no

Marcelle Fernandes

Jornalista com foco em produção multimídia e passagem pela comunicação de empresas públicas, privadas e agências de comunicação. Atuou também com produção para jornais, revistas, sites, blogs e com marketing digital e gestão de conteúdo.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Trump estende feriado de Natal a funcionalismo público dos EUA

Avião ligado a astro da NASCAR cai nos EUA; múltiplas mortes são confirmadas

Ex-lateral do Fluminense, Pineida é assassinado a tiros no Equador; esposa também morreu no ataque

Elon Musk se torna a primeira pessoa da história a alcançar fortuna de 600 bilhões de dólares

OMS emite alerta global sobre avanço da ‘gripe K’; México confirma 1º caso na América Latina

Ataque a tiros deixa 12 mortos em praia na Austrália; local sediava celebração judaica

Últimas notícias

Protecionismo adia acordo UE-Mercosul e limita ganhos econômicos

Retrospecto de 2025: que memória vamos levar do ano?

Galípolo sinaliza juros e mercado reage; Lula fala em estatais

Dor de cabeça e álcool: por que acontece e como evitar nas festas de fim de ano

Avião tomba ao fazer pouso forçado no Aeroporto da Pampulha nesta sexta

Procedimentos esteticos no verão: o que é proibido e o que funciona

Melhores do ano da 98: vote nos momentos mais marcantes de 2025!

Patrick deve voltar aos gramados em breve após sofrer lesão na lombar

Iron Maiden esgota ingressos no 1º dia de venda geral e anuncia data extra em São Paulo no ano que vem