O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Pequim, na China, na tarde deste sábado (10/5). Depois da viagem para a Rússia, onde se reuniu com Vladimir Putin, o petista vai participar de um fórum da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), nos dias 12 e 13 de maio, no país asiatico.
Além da presença no evento, Lula também deve se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping, para assinar acordos de cooperação nas áreas de desenvolvimento sustentável, indústria, energia, mineração, tecnologia e turismo.
“É mais um grande passo na relação de amizade e proximidade estratégica com a China, maior parceiro comercial do Brasil desde 2009”, postou Lula pela rede social X. Junto com o texto, o presidente publicou uma foto ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, sendo recepcionados por crianças com flores. O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) também fazem parte da comitiva brasileira.