PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Lula diz que Cristina Kirchner chorou em ligação após condenação

Siga no

A ex-presidente da Argentina foi condenada por contratos superfaturados em obras públicas (José Cruz/Agência Brasil)

Compartilhar matéria

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner chorou em ligação com o petista após ser condenada a seis anos de prisão por corrupção. Lideranças do PT comparam a condenação de Kirchner com a prisão de Lula durante a Operação Lava Jato.

Durante a edição da quinta-feira (19/6), do podcast Mano a Mano, apresentado pelo cantor Mano Brown, Lula afirmou que ligou para Cristina Kirchner após a sua condenação, para prestar solidariedade e mostrar apoio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Ela até chorou”, disse o presidente brasileiro. “Eu falei, Cristina, eu estou te ligando porque eu quero que você saiba que a minha amizade com você não era porque você era presidente e eu era presidente. A minha amizade com você é porque eu sou gente e você é gente.”

Lula deve visitar a ex-presidente da Argentina na primeira semana de julho, durante a cúpula do Mercosul, que ocorrerá em Buenos Aires, entre os dias 2 e 3. A informação é do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), que foi à Argentina na quarta-feira, 18, como representante do PT, para prestar solidariedade a Cristina Kirchner.

A ex-presidente da Argentina foi condenada por contratos superfaturados em obras públicas e fraudes em licitações na província de Santa Cruz durante sua presidência. A pena é de 6 anos de prisão, e ela também teve os direitos políticos cassados Cristina diz ser inocente e vítima de perseguição judicial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A ex-presidente disse na sexta-feira que não fugiria de ordens judiciais e pediu para cumprir a pena em prisão domiciliar por ter mais de 70 anos. Os advogados dela também justificaram o pedido lembrando que Cristina sofreu um atentado em 2022.

Ela também havia pedido para ser liberada da necessidade de portar tornozeleira eletrônica por não representar risco de fuga, pedido que a Justiça não atendeu.

Na terça-feira, 17, a Justiça Federal da Argentina concedeu a prisão domiciliar para a ex-presidente. Cristina deveria se apresentar à Justiça na quarta sob forte mobilização peronista, mas, com a decisão, passa a cumprir a pena diretamente de sua casa, sem necessidade do comparecimento ao tribunal.

Desde a condenação, o que se vê em seu bairro Constitución é um “efeito Lula” semelhante à prisão do brasileiro em 2018.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em nota oficial, o PT afirma que “Cristina Kirchner, tal qual Lula, enfrenta desde que saiu da Presidência, em 2015, uma perseguição política que emprega também o lawfare – o uso político do Judiciário para a concretização de objetivos políticos – e uma campanha de ódio, mentiras e violência sistemática por parte da direita em todas as suas expressões, inclusive os grandes meios de comunicação”.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco

STF forma maioria para condenar cinco PMs do DF a 16 anos pelo 8/1 

Câmara de BH abre processo de cassação contra Lucas Ganem

Governador Romeu Zema é convocado a depor na CPMI do INSS

CPMI do INSS aprova convocação e quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Motta critica decisão de Gilmar sobre impeachment e atribui medida à ‘polarização política’

Últimas notícias

Nova unidade da rede de Liderança Empresarial pretende ampliar negócios na região do Triângulo Mineiro

Faxineira assediada por zelador em condomínio de BH receberá R$ 30 mil de indenização

Justiça do DF decide que Bruno Henrique responderá por estelionato

Volta Internacional da Pampulha: confira as alterações no trânsito da região

ChatGPT x Gemini: IAs simulam grupo do Brasil na Copa do Mundo de 2026

LDO 2026: Congresso aprova diretrizes orçamentárias com calendário de emendas e superávit

Atlético leva três gols no primeiro tempo e é eliminado pelo São Paulo na Copa do Brasil Sub-20

CNH: carros automáticos e toxicológico entram nas novas regras de habilitação

EUA orientam saída imediata de cidadãos americanos da Venezuela