O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Belo Horizonte nesta quinta-feira (11/12) para participar da Caravana Federativa de Minas Gerais. O evento, focado em aproximar o Governo Federal das gestões municipais, teve seu tom institucional atravessado por críticas diretas e ironias do presidente ao governador do estado, Romeu Zema (Novo).
O presidente utilizou um episódio viral, em que Zema aparece comendo uma banana com casca, para questionar a capacidade de gestão do governador mineiro.
“Eu convoquei os 27 governadores de estado. Tava lá Tarcísio, tava o Zema. O Zema não falou nada porque só devia comer banana com casca, ele não tinha aprendido descascar a banana ainda”, disparou Lula.
O presidente continuou a provocação, sugerindo que a inabilidade no ato simples refletiria na gestão pública: “Então, sabe, ele não vai a lugar nenhum. O cara que não aprendeu descascar banana, não pode querer fazer nada mais”.
Ao final do comentário, Lula ironizou oferecendo ajuda ao governador: “Eu queria até fazer um apelo. Se o Zema quiser, eu posso fazer um cursinho à distância para ele aprender a descascar a banana e comer”.
Caravana Federativa
Apesar do clima político acirrado entre o Planalto e o governo estadual, a agenda oficial da visita teve como foco a gestão pública. A Caravana Federativa é uma iniciativa que visa reforçar o pacto federativo, ampliando o acesso de gestores locais às políticas da União.
O evento em Belo Horizonte reuniu prefeitos, prefeitas e secretários municipais com prioridade de atendimento. O objetivo central é oferecer suporte direto para a implementação de políticas públicas, destravando recursos e agilizando processos administrativos.
Segundo o Planalto, a iniciativa consolida o compromisso de tornar o “governo do Brasil mais acessível e resolutivo” para entes estaduais e municipais, independentemente de alinhamentos partidários, focando na resolução de problemas práticos das cidades.