Diversidade traça novo caminho na mineração e impulsiona transformação

Por

Siga no

A Anglo American, mineradora responsável pelo sistema Minas-Rio, tem assumido o protagonismo no tema com uma receita que envolve metas claras, políticas internas amplas e um trabalho contínuo (Divulgação)

Compartilhar matéria

Historicamente associado a ambientes masculinos e pouco diversos, o setor da mineração passa por um momento de transformação no Brasil. Com iniciativas de inclusão, a busca pelo respeito e valorização das diferenças no ambiente de trabalho ficou mais intensa. Mais que bons resultados, o objetivo é melhorar as relações com a sociedade.

A Anglo American, mineradora responsável pelo sistema Minas-Rio, tem assumido o protagonismo no tema com uma receita que envolve metas claras, políticas internas amplas e um trabalho contínuo voltado à equidade e respeito.

Além de cumprir uma agenda global, a empresa adota ações conectadas à estratégia de negócios e à cultura organizacional, que se traduzem em práticas como a criação de salas de amamentação nas unidades operacionais e administrativas. Em destaque, também, políticas contra assédio, bullying e violência doméstica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Roda de conversa com Raça e Etnia com Roberto Moraes (Divulgação)



No caso da  inclusão racial, a meta é chegar a 35% de pessoas negras em cargos de liderança até 2028. Roberto Moraes é  gerente de operação da mina da Anglo American em Conceição do Mato Dentro e faz parte do grupo de afinidade de Raça e Etnia. ele conta o que mudou na percepção deles em relação aos colegas de trabalho. 

“Sou um aliado em inclusão e diversidade, especialmente na causa racial. Acredito que é essencial reconhecer que cada pessoa tem uma história única, marcada por sua origem, cultura e vivências. Na operação de mina cada colega precisa se sentir respeitado e valorizado pelo que é para que possa exercer todo seu potencial. A diversidade nos fortalece como equipe e ajuda a construir um ambiente mais justo. Valorizar essas trajetórias é também reconhecer o papel transformador que temos como líderes,” finaliza. 

Nas ações internas, as atividades baseadas em políticas como a de Inclusão e Diversidade, Contra a Violência Doméstica e Contra Bullying, Assédio e Retaliação, ajudam a criar um ambiente de segurança e respeito. As diretrizes podem ser acompanhadas por canais de denúncia, equipes de apuração e um Comitê de Ética.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Cultura organizacional e metas claras

Em um Brasil ainda muito desigual,  o caminho em busca de direitos básicos e de mudanças culturais não será feito de um dia para o outro. 

Na Anglo American,  o trabalho é direcionado e multidisciplinar. A gerência de Desenvolvimento, Cultura e Diversidade, Equidade e Inclusão, vinculada à Diretoria de Pessoas & Organização, por exemplo, lidera as ações e promove iniciativas que vão além da diversidade demográfica — abordando também saúde mental, desenvolvimento de talentos, capacitação e formação contínua.

Em 2025, a empresa lançou o programa Somos + Aliança, iniciativa voltada para envolver homens na discussão sobre equidade de gênero e na promoção de uma cultura de respeito e colaboração.A CEO da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, reforça a importância de um engajamento genuíno, inclusive entre os homens que ocupam posições de liderança. 

“O  Somos+ Aliança é um programa conduzido por homens e para homens, a fim de criar um espaço psicologicamente seguro e gerar reflexões sobre a igualdade de gênero que queremos construir, olhando para os seus benefícios e desafios, bem como propondo ações para impulsionar a mudança. Homens na liderança podem ser aliados ativos: isso acelera a mudança cultural, gera uma escuta de mão dupla e traz mudanças na cultura que são positivas para todas as pessoas, inclusive para os homens,” conclui. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além de reforçar a representatividade, o programa busca sensibilizar lideranças sobre o papel na transformação cultural da empresa, promovendo ambientes mais acolhedores e produtivos para todos.

Compartilhar matéria

Siga no

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mercado

Cidade mineira descarta suspeita de contaminação por metanol

Suspeita de intoxicação por metanol é registrada em Poços de Caldas, aponta Ministério da Saúde

Campanha de Multivacinação 2025 começa em Minas Gerais e vai até 31 de outubro

Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de calçados em MG

Após notificação do Ministério da Saúde, SES-MG descarta caso de intoxicação por metanol em Minas

MPF questiona mineração de lítio no Jequitinhonha

Últimas notícias

Polícia apreende mais de 140 engradados de cerveja falsificada em Betim

Branding em tempo real: por que reputação se constrói minuto a minuto

Gasto dos brasileiros em viagens nacionais cresce 11,7% em 2024, diz IBGE

O ‘CEO da porta fechada’: o líder que pensa que controla, mas só se isola

1 + 1 ainda é 2: as verdades esquecidas da macroeconomia

Lula e Trump: o telefonema que pode redefinir a relação Brasil–EUA

Vereadores aprovam e BH pode se tornar ‘Capital Nacional da Corrida de Rua’

Fusão cria gigante global do cobre e coloca Brasil no mapa da transição energética

Em baixa no Atlético, Arana perdeu quase 40% do valor de mercado em 2025