PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Metrô de BH vai paralisar seis estações nos fins de semana de janeiro; entenda

Siga no

Foto: Divulgação/MetroBH

Compartilhar matéria

O metrô de Belo Horizonte vai paralisar as atividades em seis estações da Linha 1 durante os finais de semana de janeiro. As intervenções, que visam a implantação de um novo sistema de sinalização, fazem parte do processo de modernização da operação, segundo a concessionária que administra o modal.

As paralisações ocorrerão de forma escalonada. Em 9 de janeiro, todas as estações do metrô vão funcionar em horário reduzido, das 5h15 às 22h, com fechamento antecipado. Já nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de janeiro, a operação ficará suspensa no trecho entre as estações Vilarinho e Minas Shopping. Elas permanecerão fechadas durante os fins de semana para a realização de testes do novo sistema.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com a concessionária, nessas datas, o sistema atual de sinalização será desligado temporariamente e substituído pela nova tecnologia para a execução de testes de segurança e funcionamento. Após o término das atividades, o modelo antigo volta a operar para a liberação do serviço comercial.

As estações impactadas serão: Vilarinho, Floramar, Waldomiro Lobo, Primeiro de Maio, São Gabriel e Minas Shopping.

Obras

As mudanças fazem parte da primeira etapa do cronograma de migração. Em fases seguintes, previstas para o fim de janeiro, fevereiro e março, outros trechos da Linha 1 também passarão por paralisações semelhantes, até a substituição definitiva do sistema de sinalização entre as estações Vilarinho e Horto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De acordo com o Metrô BH, as datas foram escolhidas para reduzir os impactos aos usuários, concentrando as intervenções nos finais de semana e durante o período de férias escolares, quando a demanda de passageiros é cerca de 30% menor. O cronograma pode sofrer alterações em caso de condições climáticas adversas, e eventuais mudanças serão comunicadas previamente.

O sistema de sinalização metroviário é considerado um dos principais pilares da segurança da operação. Ele controla a circulação e a velocidade dos trens, além de realizar checagens automáticas antes da entrada em funcionamento.

PBH reforçará linhas de ônibus

Com o objetivo de melhorar a oferta do transporte coletivo e garantir mais conforto aos usuários, a Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob) vai reforçar o quadro de horários de algumas linhas de ônibus que operam aos sábados e domingos próximas às estações do Metrô BH.

Entre as linhas contempladas estão as troncais 62 (Estação Venda Nova/Savassi Via Hospitais), 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais Via Cristiano Machado), 82 (Estação São Gabriel/ Savassi Via Hospitais) e 83D (Estação São Gabriel / Centro – Direita).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além do aumento da oferta de viagens, equipes de agentes da Sumob estarão presentes nas estações e pontos estratégicos para orientar os usuários e acompanhar a operação.

Confira opções de ônibus nas estações onde não haverá atendimento do Metrô:

  • Estação Vilarinho – devem utilizar as linhas 65 (Centro) e 66 (Centro-Hospitais Via Cristiano Machado) no sábado; 62 (Hospitais Via Cristiano Machado) e 63 (Centro) no domingo;
  • Estações Floramar, Waldomiro Lobo e Primeiro de Maio – em direção ao Centro: linhas 62 (Hospitais) e 66 (Centro – Hospitais) no sábado e 62 (Hospitais) no domingo; em direção à Estação Vilarinho: linha 66 no sábado e linha 62 no domingo;
  • Estação São Gabriel – em direção ao Centro: linhas 82 (Hospitais) e 83D (Centro) no sábado e 83P (Centro – Hospitais) no domingo; em direção à Estação Vilarinho: linha 66 no sábado e linha 62 no domingo;
  • Estação Minas Shopping – em direção ao Centro: linhas MOVE 66, 82 e 83P no sábado e 62 e 83P no domingo e linhas 1502, 1505, 3503A e 8207 nos sábados e domingos, na Av. Cristiano Machado; em direção à Estação Vilarinho: linha 66 no sábado e linha 62 no domingo.

Compartilhar matéria

Siga no

Thiago Cândido

Jornalista pela UFMG. Repórter na 98 desde 2025. Participou de reportagens vencedoras do Prêmio CDL/BH de Jornalismo 2024 e Prêmio Mercantil de Jornalismo 2025.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Notícias

Multiplan anuncia venda de fatia do BH Shopping por R$ 285 milhões

Defesa Civil emite alerta máximo de risco geológico para todas as regiões de BH

Mega da Virada: ganhador de BH já solicitou resgate dos R$ 181,8 milhões

Preço dos imóveis em BH subiu acima da inflação; veja os bairros mais valorizados em 2025

Temperatura máxima em BH deve subir 9ºC até o final de semana

Bombeiros resgatam turistas que ficaram ilhados na Serra do Cipó

Últimas notícias

Com tarifaço de Trump, exportações para EUA caem 6,6% em 2025

EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles

Indicação de Fernanda Torres ao Oscar está entre as mais inspiradoras do século 21, diz ‘Variety’

Brasileiros publicam maior estudo já feito no mundo sobre sequelas do zika

Saldo da balança comercial tem recorde em dezembro mas encolhe em 2025

Diretor do Atlético revela status de negociações com Juninho Capixaba e Maycon

‘O Cruzeiro precisa muito dele’: Spindel trata Kaio Jorge como ‘peça fundamental’ no projeto do clube

Conecta News: cibersegurança e o valor estratégico dos dados

Paulo Bracks confirma proposta por Rony, mas avisa: ‘não vamos rifar’