O metrô de Belo Horizonte vai paralisar as atividades em seis estações da Linha 1 durante os finais de semana de janeiro. As intervenções, que visam a implantação de um novo sistema de sinalização, fazem parte do processo de modernização da operação, segundo a concessionária que administra o modal.
As paralisações ocorrerão de forma escalonada. Em 9 de janeiro, todas as estações do metrô vão funcionar em horário reduzido, das 5h15 às 22h, com fechamento antecipado. Já nos dias 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de janeiro, a operação ficará suspensa no trecho entre as estações Vilarinho e Minas Shopping. Elas permanecerão fechadas durante os fins de semana para a realização de testes do novo sistema.
De acordo com a concessionária, nessas datas, o sistema atual de sinalização será desligado temporariamente e substituído pela nova tecnologia para a execução de testes de segurança e funcionamento. Após o término das atividades, o modelo antigo volta a operar para a liberação do serviço comercial.
As estações impactadas serão: Vilarinho, Floramar, Waldomiro Lobo, Primeiro de Maio, São Gabriel e Minas Shopping.
Obras
As mudanças fazem parte da primeira etapa do cronograma de migração. Em fases seguintes, previstas para o fim de janeiro, fevereiro e março, outros trechos da Linha 1 também passarão por paralisações semelhantes, até a substituição definitiva do sistema de sinalização entre as estações Vilarinho e Horto.
De acordo com o Metrô BH, as datas foram escolhidas para reduzir os impactos aos usuários, concentrando as intervenções nos finais de semana e durante o período de férias escolares, quando a demanda de passageiros é cerca de 30% menor. O cronograma pode sofrer alterações em caso de condições climáticas adversas, e eventuais mudanças serão comunicadas previamente.
O sistema de sinalização metroviário é considerado um dos principais pilares da segurança da operação. Ele controla a circulação e a velocidade dos trens, além de realizar checagens automáticas antes da entrada em funcionamento.
PBH reforçará linhas de ônibus
Com o objetivo de melhorar a oferta do transporte coletivo e garantir mais conforto aos usuários, a Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob) vai reforçar o quadro de horários de algumas linhas de ônibus que operam aos sábados e domingos próximas às estações do Metrô BH.
Entre as linhas contempladas estão as troncais 62 (Estação Venda Nova/Savassi Via Hospitais), 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais Via Cristiano Machado), 82 (Estação São Gabriel/ Savassi Via Hospitais) e 83D (Estação São Gabriel / Centro – Direita).
Além do aumento da oferta de viagens, equipes de agentes da Sumob estarão presentes nas estações e pontos estratégicos para orientar os usuários e acompanhar a operação.
Confira opções de ônibus nas estações onde não haverá atendimento do Metrô:
- Estação Vilarinho – devem utilizar as linhas 65 (Centro) e 66 (Centro-Hospitais Via Cristiano Machado) no sábado; 62 (Hospitais Via Cristiano Machado) e 63 (Centro) no domingo;
- Estações Floramar, Waldomiro Lobo e Primeiro de Maio – em direção ao Centro: linhas 62 (Hospitais) e 66 (Centro – Hospitais) no sábado e 62 (Hospitais) no domingo; em direção à Estação Vilarinho: linha 66 no sábado e linha 62 no domingo;
- Estação São Gabriel – em direção ao Centro: linhas 82 (Hospitais) e 83D (Centro) no sábado e 83P (Centro – Hospitais) no domingo; em direção à Estação Vilarinho: linha 66 no sábado e linha 62 no domingo;
- Estação Minas Shopping – em direção ao Centro: linhas MOVE 66, 82 e 83P no sábado e 62 e 83P no domingo e linhas 1502, 1505, 3503A e 8207 nos sábados e domingos, na Av. Cristiano Machado; em direção à Estação Vilarinho: linha 66 no sábado e linha 62 no domingo.
