Minas Gerais tem uma nova secretária de Cultura e Turismo. Se trata de Bárbara Botega, antes secretária Adjunta de Comunicação do governo de Romeu Zema (Novo). Fontes ligadas à pasta confirmaram a informação à Rede 98.
Bárbara assume o lugar de Leônidas de Oliveira, que pediu desligamento do cargo. No comando da pasta desde 2020, ele esteve à frente de ações de preservação e valorização do patrimônio cultural mineiro, incluindo o tombamento de bens em diferentes níveis.
A transição foi conduzida pela secretária-adjunta, Josiane de Souza, que assumiu interinamente a pasta até a definição da nova titular.
Em nota à imprensa, o Governo de Minas informou que informações sobre a nomeação e posse da nova secretária serão divulgadas posteriormente.
Bárbara ingressou no governo de Minas em 2021. Foi superintendente de atração de investimentos e estímulo à exportação na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), quando atuou já com a promoção do estado entre parceiros nacionais e internacionais.
Também cuidou da assessoria estratégica para atração de investimento em turismo, sendo responsável por captar mais de R$ 2 bilhões, mantendo uma relação bem-sucedida e contínua com o trade de turismo.
Bárbara explica que vai “dar continuidade a um trabalho que já transformou profundamente a forma como a cultura e o turismo são compreendidos e valorizados em nosso estado”. “O secretário Leônidas deixa um legado que é, ao mesmo tempo, inspiração e desafio. Vamos manter o compromisso do Governo de Minas com o posicionamento do estado como referência nacional e internacional em cultura e turismo”, declara.
Bárbara Botega esteve no programa Graffite, da 98, no último mês, oportunidade em que adiantou quais seriam as atrações da Virada da Liberdade deste ano.