A madrugada desta segunda-feira (5) foi de tensão e alívio para uma família no bairro Jardim Boa Esperança, em Alfenas, no Sul de Minas. Um recém-nascido de apenas um mês, identificado como Benjamin, foi salvo graças à agilidade da Polícia Militar após se engasgar e perder a respiração.
O drama começou quando os pais perceberam que o filho apresentava coloração arroxeada e não conseguia respirar. Imediatamente, eles ligaram para o telefone de emergência 190.
Atendimento em duas frentes
A ocorrência mobilizou o 64º Batalhão da PM em duas pontas. Enquanto a viatura se deslocava em prioridade para o endereço, o operador do Centro de Operações (COPOM) manteve os pais na linha, passando orientações iniciais para tentar desobstruir as vias aéreas da criança ainda por telefone.
Ao chegarem na residência, os militares assumiram a situação e realizaram a Manobra de Heimlich (adaptada para lactentes). A técnica foi bem-sucedida: em poucos instantes, Benjamin voltou a respirar e a cor da pele normalizou.
Após o susto, o bebê foi levado ao Hospital Alzira Velano, onde ficou em observação para garantir que não havia sequelas, recebendo alta médica logo em seguida.
