A vacinação contra a gripe tem início nesta segunda-feira em Minas Gerais. O estado recebeu 640 mil doses do imunizante. As vacinas foram encaminhadas para os 853 municípios mineiros. A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o Dia D de imunização será em 3 de maio.
Segundo o Ministério da Saúde, Minas Gerais tem uma estimativa de 9.479.625 pessoas incluídas nos grupos prioritários para a vacinação contra a influenza. A meta é imunizar 90% desses grupos, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência, profissionais de saúde e professores.
Em 2024, Minas Gerais teve três vezes mais mortes do que em 2023. Foram, ao todo, 159 óbitos registrados, contra 51 do período anterior. Neste ano, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, ao menos seis pessoas perderam a vida.
Eficácia
A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e dos óbitos relacionados à doença.
Em 2025, a dose contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração, de acordo com o ministério, pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.