O Governo de Minas promove, nesta segunda-feira (11/8), o Dia D da Busca Ativa Escolar, mobilização da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) para reforçar a permanência dos alunos nas salas de aula e combater a evasão escolar.
A ação envolve milhares de profissionais e estudantes em todas as regiões do estado, com mutirões de visitas às famílias, passeatas, mostras escolares, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa. Todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino participam da iniciativa.
“A Busca Ativa Escolar é mais que uma ação pontual, é uma política pública contínua que valoriza o estudante, identifica os motivos da evasão e promove o acolhimento. A educação é um direito e um instrumento de transformação social, e é nosso dever garantir que cada jovem mineiro esteja na sala de aula, aprendendo e construindo seu futuro”, afirma o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Protagonismo dos alunos
O Dia D também busca fortalecer os vínculos entre estudantes e escola. Em várias unidades, os próprios alunos produzem peças teatrais, participam de concursos culturais, elaboram vídeos e campanhas de conscientização.
“Neste Dia do Estudante, convoco nossos alunos, pais, responsáveis, comunidade escolar e profissionais a nos ajudar nessa força-tarefa para que os estudantes infrequentes voltem aos estudos e retomem sua trajetória escolar, porque lugar de estudante é na escola”, reforça a subsecretária de Articulação Educacional, Cláudia Lara.
Resultados e políticas públicas
Desde 2019, a SEE/MG coordena ações para prevenir e enfrentar a infrequência, o abandono e a evasão escolar. Entre as medidas:
- 2023: lançamento do Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar.
- 2024: regulamentação da Política Estadual de Busca Ativa Escolar – Lugar de Estudante é na Escola e parceria com o Unicef para uso da Plataforma Busca Ativa Escolar.
- 2025: início da implementação da ferramenta na rede estadual.
Os resultados mostram impacto:
- 68 mil estudantes retornaram às aulas em 2023.
- 98 mil em 2024.
- 45 mil já voltaram em 2025.