Pão de queijo e mais um tanto! 7 produtos mineiros que são sucesso no Brasil e o mundo em 2025

Siga no

Produtos que carregam identidade, história e um quê de afeto (foto: reprodução / rede sociais)

Compartilhar matéria

Minas Gerais tem gosto de café passado na hora e queijo curado no tempo certo. Todo mineiro aprende cedo que o que é feito com alma não tem pressa e talvez por isso tanta coisa boa brota do chão deste estado. Essa mineirice que mistura tradição, talento e criatividade segue dando frutos que encantam dentro e fora do país. Produtos que carregam identidade, história e um quê de afeto têm ganhado prêmios, destaque na imprensa especializada e, acima de tudo, o coração não só do Brasil mas do mundo.

Nesta lista, reunimos sete tesouros nascidos em Minas que estão brilhando Brasil afora, em muitos casos, atravessando o oceano, ultrapassando fronteiras com sabor, originalidade e alma mineira. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira a lista completa:

1. Xeque-Mate: o drink que virou febre nacional

Nascido em Juiz de Fora, o Xeque-Mate começou como uma receita caseira servida em festas e cresceu até se tornar um fenômeno de vendas. Feito com chá-mate, rum, limão e guaraná, o drink está em bares de todo o Brasil e já começa a despertar a curiosidade de distribuidores internacionais. Apesar de ter um toque carioca, é o sabor de Minas reinventado, gelado, refrescante e com aquele toque de ousadia universitária.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

2. Cafés especiais do Sul de Minas: sabor que atravessa fronteiras

Minas sempre foi terra de café, mas o que produtores do Sul do estado têm feito vai além da tradição. Cafés especiais, colhidos manualmente e tratados como verdadeiras joias, têm ganhado concursos internacionais, lotado cafeterias em São Paulo, e até na Europa, e feito com que o mundo olhe para as montanhas mineiras com novos olhos.

3. Queijo artesanal da Serra da Mantiqueira: maturado com história e orgulho

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A região da Serra da Mantiqueira produz queijos curados que reúnem clima, tempo e cuidado. O modo de fazer é passado entre gerações, mas a repercussão agora é global: queijos da região já foram premiados na França e na Inglaterra. A cidade de Alagoa, na região, ganha destaque especial internacional.

4. Vinhos da Serra da Mantiqueira: uvas, altitude e surpresa

A Serra da Mantiqueira também é terra de vinho (e dos bons). O clima frio das montanhas e as técnicas de colheita de inverno permitem a produção de rótulos sofisticados, especialmente espumantes e tintos elegantes. Vinícolas mineiras estão ganhando consurso internacionais, atraindo turistas e sommeliers, e seus vinhos já aparecem em cartas de grandes restaurantes no Brasil e no exterior.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

5. Mel de aroeira do Norte de Minas: ouro líquido do cerrado

Com cor avermelhada, notas picantes e propriedades antibacterianas naturais, o mel de aroeira produzido por cooperativas do Norte de Minas tem sido valorizado como produto gourmet e medicinal. Em 2025, ganhou selo de indicação geográfica e passou a ser exportado para mercados exigentes.

6. Castanhas e frutos do cerrado: potência do Norte de Minas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Da castanha de baru ao pequi desidratado, os sabores do cerrado mineiro estão ganhando o mundo pelas mãos de comunidades agroextrativistas. Em 2025, esses produtos são tendência em restaurantes de alta gastronomia, feiras de alimentos sustentáveis e prateleiras de empórios naturais da Europa e dos Estados Unidos. Colhidos com respeito à natureza e saber ancestral, eles mostram que o sabor de Minas também nasce do cuidado com a terra.

7. Cachaças envelhecidas no cerrado: tradição que amadurece com elegância

A cachaça mineira sempre foi sinônimo de qualidade, mas as que nascem nas regiões de cerrado têm ganhado ainda mais prestígio graças ao envelhecimento em madeiras nativas como amburana, bálsamo e jequitibá. O resultado são rótulos sofisticados, com sabores complexos e aroma envolvente, que têm conquistado jurados em concursos internacionais e espaços em bares premiados de Nova York, Lisboa e Buenos Aires. 

Leia também: É de Minas Gerais! Conheça e se encante com o mais novo Patrimônio da Humanidade

Extra: Azeites de altitude de Minas: ouro verde que floresce nas montanhas

Se o pão de queijo é o símbolo, o azeite pode muito bem ser a nova joia de Minas. Nas serras de Maria da Fé, Aiuruoca, Baependi e outras cidades do Sul do estado, o cultivo de oliveiras encontrou altitude, clima ameno e solo fértil para produzir azeites extravirgens de qualidade surpreendente. Em 2025, os azeites mineiros seguem colecionando medalhas em concursos internacionais, com destaque para notas frutadas, frescor e baixa acidez.

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Minas Gerais avança na alfabetização de crianças e sobe da 7ª para a 3ª posição nacional

Leninha assume presidência do PT em Minas e defende protagonismo nas eleições de 2026

BR-040 vai ganhar novos radares e mudanças de velocidade no trecho BH-Rio

Distrito mineiro é o local mais frio do Brasil pelo 2º dia consecutivo

Incentivos fiscais movimentam R$ 25 bi e impulsionam economia mineira, diz secretário da Fazenda

Professores da rede estadual podem se inscrever em cursos gratuitos de IA para avaliações

Últimas notícias

Trump é diagnosticado com doença que afeta fluxo sanguíneo

Concorra a um par de ingressos: Cruzeiro x Juventude, no Mineirão, no próximo domingo

STF decide: PIS e Cofins entram no cálculo da contribuição sobre a receita bruta

Educação digital de graça na UFMG; praz para inscrição termina nesta sexta-feira (18/7)

Líderes do PT pedem prisão de Eduardo Bolsonaro ao STF

Pastel de camarão com catupiry: Tem novidade deliciosa na Pastelaria Marília de Dirceu

‘Nome aos bois’; Damião promete expor empresas que não entregam obras em BH

Câmera do beijo flagra suposta traição em show do Coldplay e momento viraliza na internet

PBH firma contrato de R$ 159 mi com a Caixa para obras de macrodrenagem em Venda Nova e região Norte