O cooperativismo é um dos setores que mais crescem no Brasil. No último ano, apenas em Minas Gerais, o setor arrecadou quase R$ 160 bilhões em áreas como agronegócio, sistemas de crédito e saúde. Em entrevista à Rede 98, nesta quinta-feira (3/7), Ronaldo Scucato, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), celebrou o crescimento do cooperativismo e destacou seu impacto na sociedade.
“Estamos com esse tema: ‘Nós construímos um mundo melhor’, e de forma harmônica, porque somos considerados o soft power, ou seja, o poder moderador, o poder suave, que realmente trabalha e apresenta resultados positivos”, disse.
Ronaldo também apresentou os resultados do cooperativismo no estado, que cresceu 22% em termos gerais. Na saúde, o crescimento foi de 12%; no setor de crédito, 17%; e no agronegócio, 31%.
O tema “Cooperativas constroem um mundo melhor” também será destaque na projeção que Belo Horizonte recebe nos dias 4, 5 e 6 de julho, em homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo. A capital mineira será iluminada por uma intervenção artística com projeção mapeada, convidando todos os cooperativistas a se reconhecerem como parte de um movimento que transforma vidas.
Questionado sobre o futuro do cooperativismo, Ronaldo foi direto: “Crescimento”. O presidente da Ocemg comentou ainda os próximos passos do modelo no Brasil: “A preparação das nossas lideranças na questão da gestão e do ambiente. Vamos nos apresentar com muita eficiência na COP30 e vamos crescer, porque nosso poder é o soft power, moderado, suave e que apresenta crescimento”, finalizou.
Clique aqui e assista a entrevista na íntegra.
*Estagiário sob supervisão do coordenador Wagner Vidal