FOTOS: Rei e rainha da Suécia visitam Minas Gerais antes da COP30

Siga no

O rei Carlos XVI Gustavo e a rainha Silvia Renate Sommerlath, da Suécia, realizaram uma visita a Ouro Preto nesta semana (Peterson Bruschi/ PMOP)

Compartilhar matéria

O rei Carlos XVI Gustavo e a rainha Silvia Renate Sommerlath, da Suécia, desembarcaram em Minas Gerais nesta semana para conhecer a antiga capital do estado e um dos berços da história brasileira. O casal visitou Ouro Preto e também foi visto caminhando pela Mina da Passagem, em Mariana.

Durante a passagem por Ouro Preto, os monarcas percorreram o Centro Histórico, onde conheceram a tradicional Feirinha de Pedra-Sabão e algumas das mais emblemáticas igrejas da cidade, como a de São Francisco de Assis.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A família real chegou ao município na segunda-feira (3/11) e segue para o Pará nesta quinta-feira (5/11), onde participará da COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém entre os dias 6 e 8 de novembro.

Silvia Renate Sommerlath tem sangue brasileiro. Nascida na Alemanha, em 1943, ela é filha do empresário alemão Walther Sommerlath e da brasileira Alice Soares de Toledo.

“Eu tenho um coração brasileiro, uma mente talvez mais alemã, mas o todo agora é sueco. Eu reúno todas essas três nacionalidades e culturas”, declarou ela em entrevista ao EPTV.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

COP30

Nos próximos dias, a capital do Pará, Belém, sedia a 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – a chamada Conferência das Partes, ou COP30. O evento acontecerá, oficialmente, entre os dias 10 e 21 de novembro.

A cada ano, um país recebe o encontro, que tem como principal missão buscar formas de implementar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Esse documento foi adotado por diversos países em 1992, com a meta de estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

As COPs começaram em 1995, na Alemanha. Agora, 30 anos depois, vai ser a vez de o Brasil reunir líderes de todo o mundo, em meio à floresta amazônica, em Belém.

O principal objetivo da COP é definir medidas necessárias para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC até o final deste século, acelerando a implementação do que foi negociado nas COPs anteriores, principalmente a de 2015, em Paris.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Justiça absolve todos os réus no caso Backer por ‘insuficência de provas’

Tempestade e granizo: BH e outras 559 cidades mineiras entram em alerta

‘Não ter corrupção e pagar o funcionário em dia não é mérito, é obrigação’, diz Gabriel Azevedo em lançamento de pré-candidatura

MDB lança Gabriel Azevedo como pré-candidato ao Governo de Minas nesta terça-feira

Governo de Minas vai decretar luto oficial de três dias pela morte de Lô Borges

Atenção redobrada! BH e outras 503 cidades de Minas têm alerta para chuvas intensas

Últimas notícias

Juro alto não é culpa do BC: é culpa da política fiscal

O risco invisível da falta de poupança: 43% dos brasileiros não têm reserva

O Agente Secreto: o Brasil de Kleber Mendonça rumo ao Oscar

O homem por trás de A Grande Aposta volta a prever uma queda bilionária

Cruzeiro tem mais de meio time pendurado em partida contra o Grêmio; veja lista

Chuvas em Belo Horizonte: o alerta que se repete

PM recupera cachorro furtado em bairro de BH; tutora quase foi arrastada ao tentar impedir crime

‘Não há migração de criminosos do Rio para Minas’, diz secretário de segurança Rogério Greco

Influenciadora conhecida como ‘Barbie humana’ é encontrada morta em casa na zona oeste de SP