O rei Carlos XVI Gustavo e a rainha Silvia Renate Sommerlath, da Suécia, desembarcaram em Minas Gerais nesta semana para conhecer a antiga capital do estado e um dos berços da história brasileira. O casal visitou Ouro Preto e também foi visto caminhando pela Mina da Passagem, em Mariana.
Durante a passagem por Ouro Preto, os monarcas percorreram o Centro Histórico, onde conheceram a tradicional Feirinha de Pedra-Sabão e algumas das mais emblemáticas igrejas da cidade, como a de São Francisco de Assis.
A família real chegou ao município na segunda-feira (3/11) e segue para o Pará nesta quinta-feira (5/11), onde participará da COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém entre os dias 6 e 8 de novembro.
Silvia Renate Sommerlath tem sangue brasileiro. Nascida na Alemanha, em 1943, ela é filha do empresário alemão Walther Sommerlath e da brasileira Alice Soares de Toledo.
“Eu tenho um coração brasileiro, uma mente talvez mais alemã, mas o todo agora é sueco. Eu reúno todas essas três nacionalidades e culturas”, declarou ela em entrevista ao EPTV.







COP30
Nos próximos dias, a capital do Pará, Belém, sedia a 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – a chamada Conferência das Partes, ou COP30. O evento acontecerá, oficialmente, entre os dias 10 e 21 de novembro.
A cada ano, um país recebe o encontro, que tem como principal missão buscar formas de implementar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Esse documento foi adotado por diversos países em 1992, com a meta de estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
As COPs começaram em 1995, na Alemanha. Agora, 30 anos depois, vai ser a vez de o Brasil reunir líderes de todo o mundo, em meio à floresta amazônica, em Belém.
O principal objetivo da COP é definir medidas necessárias para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC até o final deste século, acelerando a implementação do que foi negociado nas COPs anteriores, principalmente a de 2015, em Paris.
