Começou nesta terça-feira (22/4) a aplicação do primeiro simulado do Enem do Governo de Minas Gerais. Cerca de 420 mil estudantes de 2.437 escolas da rede pública estadual vão fazer a prova.
O simulado tem como objetivo diagnosticar o nível de preparação dos estudantes e aprimorar habilidades essenciais como gestão do tempo, concentração e autoconfiança. Os estudantes terão a oportunidade de experimentar as mesmas condições que enfrentarão no dia do Enem.
Neste ano, o simulado também será voltado para estudantes do 2º ano do ensino médio e do 2º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando o acesso à preparação.
O simulado será aplicado em dois dias, abrangendo as quatro áreas de conhecimento avaliadas no Enem. Hoje, os estudantes realizarão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, enquanto na quinta-feira (24/4) serão avaliados em Ciências da Natureza e Matemática.
As questões seguem a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma utilizada no Enem oficial. Após a aplicação, as provas serão corrigidas pela plataforma Enem MG, que fornecerá relatórios e trilhas de aprendizagem personalizados para cada estudante. Esses relatórios ajudarão a mapear estratégias de aprendizado, identificar áreas que precisam de reforço e sugerir conteúdos complementares.
Com Agência Minas