PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sonny Clay, maior traficante de cocaína de Minas Gerais, é preso em Divinópolis

Siga no

A prisão é considerada uma das mais relevantes dos últimos anos no combate ao crime organizado no estado (Divulgação)

Compartilhar matéria

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu, na noite dessa sexta-feira (9/1), em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, Sonny Clay Dutra, apontado como um dos maiores traficantes do Brasil e considerado o principal fornecedor de pasta base de cocaína em Minas Gerais. A prisão é considerada uma das mais relevantes dos últimos anos no combate ao crime organizado no estado.

A ação foi realizada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), vinculada ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Delesp), em conjunto com a Diretoria de Inteligência Policial, após meses de investigação e monitoramento.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a Polícia Civil, Sonny Clay Dutra possui uma longa trajetória no mundo do crime, com atuação em nível nacional e conexões com fornecedores da Bolívia e do Paraguai. Ele é apontado como um grande distribuidor de drogas, responsável pela logística de entrada de grandes quantidades de cocaína no país, abastecendo diferentes estados.

No momento da abordagem, realizada dentro de uma boate, não houve resistência. Com o suspeito, os policiais apreenderam uma pistola Glock calibre .380. Além de cumprir um mandado de prisão decorrente de uma condenação definitiva de 14 anos de reclusão, ele também foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que Sonny Clay Dutra foi admitido no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, em Belo Horizonte, na manhã deste sábado (10/1).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Criminoso fez plásticas para escapar da polícia

De acordo com a Polícia Civil, Sonny havia sido preso pela última vez em 2019 e, desde então, seguia em atividade criminosa. Embora não tenha vínculo direto com facções, ele atuava como fornecedor em larga escala, mantendo interlocução com diferentes grupos criminosos.

As investigações também apontam que o traficante mantinha uma complexa estrutura de lavagem de dinheiro. Em operações anteriores, a polícia identificou empresas de fachada em diversos estados e chegou a solicitar o bloqueio judicial de cerca de R$ 848 milhões. Agora, a nova fase da investigação deve se concentrar novamente no rastreamento do patrimônio e na identificação de novas ramificações da organização criminosa.

A Polícia Civil destacou ainda que Sonny Clay Dutra costumava se passar por empresário, mudou a aparência física ao longo dos anos e adotava um comportamento discreto, sem escolta, como forma de tentar despistar as forças de segurança.

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Minas Gerais

Jaguatirica invade casa e assusta moradores em Muriaé

Minas Gerais entra na corrida espacial com lançamento do primeiro satélite 100% mineiro

Moraes autoriza condenado pelo 8/1 a visitar filha internada em estado grave

Presidente da Câmara de Varginha renuncia após atropelamento e denúncia por omissão de socorro

Zema sanciona lei que proíbe comércio de exigir dados pessoais de clientes

Teste de vacina em Nova Lima e biofábrica: Minas intensifica combate à dengue

Últimas notícias

BH: Nova lei autoriza dispensa de uniforme escolar para alunos com Transtorno do Espectro Austista

Isabel Veloso morre aos 19 anos; marido confirma que influenciadora faleceu hoje

Atlético encara o Betim no primeiro duelo da temporada; saiba onde assistir

Cruzeiro anuncia a contratação de Gerson, em transação mais cara da história do futebol brasileiro

Hulk conversa com torcedores em protesto na Cidade do Galo: ‘tentaram me colocar como vilão’

Homem morre após cair de escada rolante em shopping na Avenida Paulista

Atlético acerta com Ángelo Preciado, que chega a BH neste domingo para exames médicos

Lula nomeia ministro interino da Justiça e PT disputa vaga ainda não criada da Segurança

Atlético confirma permanência de Vitor Hugo por mais dois anos