PUBLICIDADE
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Conclave: quando será escolhido o novo papa?

Siga no

Segundo Luciano Gomes dos Santos, professor de Teologia e Filosofia, o conclave pode ocorrer de 15 a 20 dias após a morte do papa (Vaticano/Divulgação)

Compartilhar matéria

Sucesso de bilheteria no mundo todo, o filme Conclave, indicado ao Oscar em oito categorias, levou às telonas os bastidores da disputa dos cardeais pela liderança máxima da Igreja Católica. Com a morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21/4), esse processo está prestes a se desenrolar no Vaticano.

Segundo Luciano Gomes dos Santos, professor de Teologia e Filosofia da Uniarnaldo Centro Universitário, o conclave pode ocorrer de 15 a 20 dias após a morte do papa. Somente cardeais abaixo de 80 anos podem participar da eleição do novo líder e, durante esse processo, eles ficaram isolados na Capela Sistina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“A votação é secreta e para que haja eleição do novo papa é necessário 2/3 dos votos. Não há um tempo fixo para que essa escolha ocorra, mas historicamente esse processo ocorre dentro de um a cinco dias. Se o impasse durar, as votações continuam até chegar nesse consenso necessário”, explica o professor.

Sete cardeais brasileiros irão participar do conclave. Um dos nomes mais comentados é o do Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador que foi indicado pelo próprio Francisco para integrar o Conselho de Cardeais, em 2023.

“O conclave tem lá a sua surpresa e nós não sabemos, de fato, o que poderá acontecer nos bastidores. Nesse intervalo sem papa, a liderança da Igreja Católica fica a cargo do camerlengo, que nesse caso é o cardeal Kelvin Fahel. Ele vai administrar os assuntos do Vaticano, mas ele não pode tomar nenhuma nenhuma decisão ou nomear bispos. A igreja acaba entrando em um período de espera e oração até que se escolha, por meio do conclave, a nova liderança”, explicou o especialista.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Despedida do papa Francisco

O corpo do papa Francisco será velado na Basílica de São Pedro durante três dias e, nesse período, os fiéis terão a oportunidade de se despedir do líder da Igreja Católica.

“Depois nós teremos a missa das exéquias, que é o momento de entrega dessa passagem, de celebrar a Páscoa do papa Francisco junto de Deus”, explica o professor Luciano. O camerlengo será responsável, nesse período, por conduzir os ritos de despedida do papa.

“Ele vai retirar o anel de pescador do Papa Francisco, que é o símbolo do serviço e do poder papal. Esse anel é destruído para evitar qualquer falsificação e, depois, é fechado o testamento espiritual do Papa Francisco”, finalizou o professor.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Compartilhar matéria

Siga no

Larissa Reis

Graduada em jornalismo pela UFMG e repórter da Rede 98 desde 2024. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagens premiadas pela CDL/BH em 2022 (2º lugar) e em 2024 (1º lugar).

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mundo

Queda de avião na Colômbia deixa 15 mortos, incluindo deputado regional

‘Retrocessos históricos’: Lula aponta para ‘intervenções militares ilegais’ na América Latina

Lula reafirma apoio ao Panamá frente ao interesse dos EUA em retomar controle do canal

Lula e Macron conversam sobre Conselho da Paz de Trump em telefonema

Espanha aprova regularização de 500 mil imigrantes que vivem no país

Suécia quer reduzir maioridade penal de 15 para 13 anos em casos de crimes graves

Últimas notícias

Prefeitura divulga programação completa do Carnaval de Belo Horizonte

Marina Sena traz Bloco Marinada ao Carnaval de BH

Ex-Cruzeiro, Mano Menezes é o novo técnico da Seleção Peruana

Festa do Líder do BBB 26 termina em treta entre Jonas e Marcelo

Banco Central abre investigação interna para apurar falhas no caso Banco Master

Virginia Fonseca confirma saída do SBT e encerra ciclo à frente do Sabadou

Avenida Amazonas tem trânsito liberado após 17 horas de interdição

Moraes nega visita de Valdemar e Malta a Bolsonaro 

Ana Paula Renault choca com aparência ‘congelada’ no BBB 26 e rotina de skincare viraliza