PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cuidado! Saiba por que você não deve lavar o cabelo nesta terça-feira de Carnaval

Siga no

Por que não lavar o cabelo nesta terça-feira de Carnaval? (foto: Freepik)

Compartilhar matéria

Se você é supersticioso ou apenas não quer arriscar o seu sucesso em 2026, atenção ao calendário: este ano, a terça-feira de Carnaval coincide exatamente com uma das datas mais sagradas e cheias de regras do mundo: o Ano Novo Chinês. E, por uma questão de “azar” ou destino, uma das principais proibições desse dia envolve justamente o seu shampoo.

Embora o Brasil esteja em ritmo de folia, o dia 17 de fevereiro marca o início do Ano do Cavalo de Fogo. Para bilhões de pessoas, o que você faz (ou deixa de fazer) nas primeiras 24 horas deste novo ciclo dita como será o restante dos seus meses.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A polêmica do shampoo: por que evitar?

A regra mais famosa e curiosa do Ano Novo Chinês diz respeito aos fios de cabelo. Na língua chinesa, a palavra para “cabelo” (fa) possui a mesma pronúncia e grafia que a palavra para “prosperidade” (facai).

Por isso, a tradição é clara: lavar o cabelo no primeiro dia do ano novo é visto como o ato de lavar a sua própria sorte ralo abaixo. A ideia é que você deve “segurar” a fortuna que chega com o novo ciclo, e não expulsá-la com água e sabão logo de cara. Se você quer um 2026 próspero, o ideal é garantir a limpeza completa na véspera.

Outras tradições e “proibições” do dia sagrado

Além do cuidado com o cabelo, o Ano Novo Chinês traz uma lista de comportamentos que devem ser evitados para não atrair energias negativas para a casa e a família:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
  • Vassouras e lixo: Varrer a casa no dia 17 é terminantemente proibido para os superticiosos. Acredita-se que, ao varrer o chão, você está expulsando os bons espíritos e a riqueza que acabaram de entrar. O lixo também não deve ser colocado para fora até o dia seguinte.
  • Objetos cortantes: Tesouras, facas e agulhas devem ficar guardadas. O uso desses itens simboliza o “corte” dos laços de fortuna e pode levar à escassez durante o ano.
  • Nada de branco ou preto: Diferente do Réveillon ocidental, onde o branco reina, na China essas cores são ligadas ao luto. A cor oficial da sorte é o vermelho, que simboliza vitalidade e proteção contra o mal.
  • Controle emocional: Chorar, brigar ou falar palavras negativas no primeiro dia do ano é um mau presságio. A regra é manter o sorriso e a positividade, pois o humor deste dia servirá de espelho para o restante do ano.

O banquete da sorte

Se por um lado existem proibições, por outro, a gastronomia é essencial para atrair o bem. Pratos com peixe (que simboliza excedente), bolinhos que lembram lingotes de ouro e frutas cítricas como a tangerina são servidos para garantir que a mesa nunca fique vazia em 2026.

Portanto, se você quer garantir que o Ano do Cavalo de Fogo seja de galopes vitoriosos, deixe o banho completo para a quarta-feira e foque em manter a energia alta e o pensamento positivo!

Compartilhar matéria

Siga no

Carol Ferraris

Jornalista, pós graduada em produção de jornalismo digital pela PUC Minas. Produtora multimídia de entretenimento na Rádio 98, com passagens pelo Estado de Minas e TV Alterosa.

Webstories

Mais de Entretenimento

Mais de Mundo

Rússia bloqueia WhatsApp e passa a recomendar aplicativo estatal de mensagens

Morre o ator James Van Der Beek, da série ‘Dawson’s Creek’, aos 48 anos

Investigação privada questiona tese de morte de Kurt Cobain e aponta possível homicídio

Ataque a tiros deixa 10 mortos em escola no Canadá; mulher é suspeita

Nuggets com caviar? McDonald’s distribui combinação inusitada no Valentine’s Day

Trump detona show do Bad Bunny no Super Bowl: ‘Um dos piores de todos os tempos’

Últimas notícias

Mesmo com classificação encaminhada, Cruzeiro deve mandar titulares contra a URT; veja provável escalação 

Sem Sampaoli, Atlético deve ir com titulares para enfrentar o Itabirito; veja provável escalação

ReciclaBelô! Copasa e catadores de recicláveis transformam o Carnaval de BH 2026

BH entra no mapa dos prédios de luxo assinados por marcas

Bruno Rodrigues é oferecido ao Cruzeiro, que avalia o retorno do atacante

Sábado de Carnaval: mudanças no trânsito começam de madrugada e se intensificam durante o dia

Carnaval em BH: roteiro de blocos de bike e trilhas perto

Fevereiro testa a liderança: discurso resiste à pressão?

Marcas chinesas devem dobrar fatia no mercado até 2030