O supermercado Continente, de Portugal, passou a aceitar que brasileiros paguem pelas compras utilizando o Pix, método de pagamento criado no Brasil e que não existe em outros países. Foto que se tornou viral nas redes sociais mostra que o mercado da cidade de Braga colocou avisos nos caixas sobre a nova modalidade de pagamento.
“Aqui você já pode pagar com o seu Pix do Brasil! Exclusivo para clientes com a conta bancária brasileira”, diz o recado.
No site, o Continente informa que a modalidade está disponível para todos os mercados da região de Braga. “O Pix permite pagamentos instantâneos em reais (R$), já com a taxa de câmbio e o imposto (0,38% IOF) incluídos, em todas as lojas Continente da região de Braga. Aproveite a facilidade e segurança no pagamento, tal como se estivesse no Brasil”, diz a loja.

Pix se popularizou em Portugal
O supermercado não é o único estabelecimento de Portugal a aceitar o Pix. O método de pagamento tem se popularizado cada vez mais no país, que conta com grande número de brasileiros.
Neste ano, a gigante loja de departamentos El Corte Inglés e a rede de eletroeletrônicos Worten também passaram a oferecer o Pix como forma de pagamento.
A expectativa da instituição financeira de crédito portuguesa Unicre é de que ao menos 1 milhão de pessoas recorram ao Pix para pagar as contas em Portugal, entre moradores e turistas brasileiros.