O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica, segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt. A informação foi repassada à imprensa nesta quinta-feira (17/7).
De acordo com Leavitt, a doença foi identificada após o republicano apresentar quadro de inchaço na parte inferior das pernas e hematomas as mãos. O presidente foi submetido a exames e um ultrassom, que identificaram a condição.
A insuficiência venosa crônica se caracteriza por uma lesão nas veias da perna que não permite que o sangue flua normalmente. Os sintomas envolvem formigamento, dor, queimação, varizes e sensação de peso ou latejamento nas partes atingidas.
“Isso é consistente com uma pequena irritação dos tecidos moles causada por apertos de mão frequentes e pelo uso de aspirina, que é tomada como parte de um regime padrão de prevenção cardiovascular”, disse a porta-voz americana. Segundo ela, a doença seria “uma condição comum, particularmente em indivíduos com mais de 70 anos”.